ANÁLISE SWOT E TURISMO: UMA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA NO PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ/RN

Janaina Luciana de Medeiros, Marcos Antonio Leite do Nascimento, André Riani Costa Perinotto

Resumo


Este artigo focaliza a relação da análise SWOT com a atividade turística através de uma avaliação estratégica no Projeto Geoparque Seridó/RN. O projeto é composto, atualmente, pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Inicialmente foi feito o trabalho de obtenção de dados destes municípios, cuja pesquisa tem natureza exploratória, com base descritiva através do método da observação individual em campo, como também informações retiradas das entrevistas aplicadas aos sujeitos, que são os representantes das secretarias de turismo e de meio ambiente de seis municípios do referido projeto (Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas), como também representantes de agências de viagens e outros profissionais que conhecem a prática do turismo na região do Seridó. Em seguida foi realizada a Matriz de Avaliação Estratégica, através da Análise SWOT, dos geossítios que integram o projeto. A partir da elaboração das matrizes de avaliação estratégica dos municípios do Projeto Geoparque Seridó, em forma de SWOT, evidenciou-se que, ao recorrer à análise e caracterização dos fatores expostos nessas matrizes, foi possível obter um diagnóstico contemplando a capacidade e a necessidade de intervenção desses elementos nos locais estudados, possibilitando levantar as potencialidades turísticas das localidades sob uma ótica mais ampliada sobre o que está acontecendo e como se encontram os geossítios e sua relação com o turismo até o presente momento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, I.; REZENDE, S. O.; NETO, O. J. de O.; DREES, C.; SANTANA, R. Aplicação do Modelo e Análise SWOT no Diagnóstico Estratégico de uma Propriedade Rural Especializada em Recria e Engorda de Bovinos de Corte. Revista administração-ação, n4, 2007, p. 22-39.

AZEVEDO, M.; COSTA, H. Métodos para avaliação da Postura Estratégica. Caderno de Pesquisas em Administração, v8,nº2, abr/jun., 2001, p. 1-18.

BANZATO, B. de M.; FAVERO, J. M.; AROUCA, J. A. C.; CARBONARI, J.H.B. Análise ambiental de unidades de conservação através dos métodos SWOT e GUT: O caso do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 6, nº1, jan/dez. 2012, p. 38-49.

DUBRIN, A.J. Princípios de administração. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

FONSECA, T. A. A. L. C. da. O paradigma do planejamento de emergência de proteção civil em Portugal. 2010, 313 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos) – Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2010.

LOUREIRO, N. C. V. O posicionamento da marca Vinho do Porto no panorama nacional. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações) – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2011.

MACHADO, R. T. M. Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.

MINTZBERG, H., et al. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento

estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PETROCCHI, M . Gestão de polos turísticos. São Paulo: Futura, 2001.

SILVEIRA, A.D., et al. Um passo além da terceirização: a transferência de atividades etecnologia. – Porto Alegre: Badejo Editorial, 2002.

TEIXEIRA, S. Planeamento, gestão das organizações. 2ed. Lisboa: Mcgraw-Hill, 2005.

TRAPP, S. R. B. Análise estratégica da terceirização de serviços de engenharia: Caso Vega do Sul. 2005. 114f. Dissertação (Mestrado em administração) – Programa de Administração de Empresas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.31201794-123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.