DO GEOTURISMO À GEOCONSERVAÇÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE DO GEOSSÍTIO PONTAL DA SANTA CRUZ - GEOPARK ARARIPE, CE.

  • Paloma Duarte Cardoso Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Catarina Pereira Leite Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Mileyde Paulino Alves de Lima Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Marcos Aurélio Figueiredo dos Santos Universidade Regional do Cariri-URCA

Resumo

Através de uma visão holística do meio ambiente e dos recursos naturais, torna-se necessário um planejamento hábil da atividade turística, para que haja o mínimo de impacto possível ao patrimônio natural, pois, o geoturismo é um dos principais instrumentos que impulsionam o desenvolvimento local, sendo, o elo de ligações entre o patrimônio geológico e o desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção ambiental como instrumento da tentativa de se alcançar uma sustentabilidade capaz de prover as necessidades sociais e manter os recursos naturais, dentro das perspectivas e as condições de conservação do Geossítio Pontal da Santa Cruz, interagindo com a comunidade do mesmo, buscando informações acerca das questões envolvidas na pesquisa. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, observações e uma pesquisa quali-quantitativa por meio de entrevistas. Os resultados obtidos revelaram a falta de planejamento do turismo na região, não havendo uma gestão voltada especificamente para a atividade na área, decorrente de baixa infraestrutura, havendo a necessidade da inclusão de ações de monitoramento para o geossítio, como também, incluir novas propostas para uma melhor interação da comunidade. Em contra partida, observou-se uma significante percepção ambiental apresentada pelos moradores entrevistados, além de uma vasta influência socioeconômica do geoturismo na região. Concluindo assim, que o Geossítio Pontal da Santa Cruz depende de seus atrativos naturais para um bom desenvolvimento do turismo, sendo o uso consciente do patrimônio natural de grande relevância para a continuação da atividade turística. Considerando também a percepção popular, já que é advinda da pertença, podendo vir a contribuir junto de diagnósticos ambientais científicos.

Biografia do Autor

Paloma Duarte Cardoso, Universidade Regional do Cariri-URCA
Graduada em Ciências Biológicas
Catarina Pereira Leite, Universidade Regional do Cariri-URCA
Graduada em Ciências Biológicas- Técnica em Meio Ambiente
Mileyde Paulino Alves de Lima, Universidade Regional do Cariri-URCA
Graduada em Ciências Biológicas
Marcos Aurélio Figueiredo dos Santos, Universidade Regional do Cariri-URCA
Professsor do Departamento de Ciências Biológicas-URCA, Mestre em Bioprospecção Molecular.
Publicado
2017-06-29
Como Citar
Cardoso, P. D., Leite, C. P., Alves de Lima, M. P., & dos Santos, M. A. F. (2017). DO GEOTURISMO À GEOCONSERVAÇÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE DO GEOSSÍTIO PONTAL DA SANTA CRUZ - GEOPARK ARARIPE, CE. Ciência E Sustentabilidade, 3(1), 124-141. https://doi.org/10.33809/2447-4606.312017124-141
Seção
Artigos