ANÁLISE DA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CAMARÃO NA GASTRONOMIA NATALENSE SOB PREMISSAS DO SLOW FOOD E DA ÉTICA SUSTENTÁVEL

  • Pedro Moisés Ribeiro de Paiva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Camila Kayssa Targino Dutra UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Sueli Aparecida Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Departamento de Turismo - DETUR

Resumo

O Turismo representa uma oportunidade de desenvolvimento regional. A gastronomia é uma das principais áreas de apoio ao Turismo. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a prática da carcinicultura na culinária Natalense desde a produção à utilização nos restaurantes sob as premissas do slow food para um modelo de produção sustentável. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de observação participante no local da produção e através de entrevistas com produtores da comunidade de Tibau do Sul, gestores da rede de restaurante Camarões e estudantes do curso de aquicultura da UFRN, totalizando nove sujeitos depoentes. A observação consistiu em descrever o processo desde a criação até o consumo. Os resultados evidenciaram o conhecimento teórico do termo sustentabilidade, principalmente no restaurante. A produção é direcionada em busca do aspecto econômico. Concluiu-se que a gastronomia natalense com base no camarão é muito insipiente em relação às premissas do slow food e da ética da sustentabilidade em suas dimensões sociais e ambientais.

Biografia do Autor

Pedro Moisés Ribeiro de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Graduando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DETUR
Camila Kayssa Targino Dutra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande, especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhaguera-Uniderp; discente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Sueli Aparecida Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Departamento de Turismo - DETUR
Nutricionista (1996). Mestre em Saúde Pública, área de concentração: Saúde, Ciclos da vida e Sociedade pela FSP/USP (2003). Atuou com pesquisadora participante de 2005 a 2008 em projetos relacionados à populações vulneráveis em contexto do HIV/AIDS em São Paulo junto à FSP/USP. Desde 2005 vem estudando práticas alimentares em populações vulneráveis em contextos urbanos. Em 2007 obteve o Premio Santander pra Estágio em Antropologia da Alimentação na Universidad de Barcelona. Obteve o título de Doutora em Ecologia (Ambiente e Sociedade) pelo Programa Interunidades entre o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo/USP (2014). É docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN desde 2009, para atuar em Nutrição Social: Antropologia e História da Alimentação, Educação Nutricional e Extensão Rural. Desde 2009 vem atuando junto ao Curso de Graduação em Turismo, em disciplinas sobre Identidade Cultural (Cozinhas Regionais; Gastronomia e Turismo; Alimentos & Bebidas), com ênfase na Gastronomia enquanto Atrativo Turístico e na Gestão da Hospitalidade em Segurança Alimentar. Tem orientado projetos sobre Turismo Sustentável; Estudo da Comunidade, práticas tradicionais e da produção associada ao Turismo. Coordena o grupo de Pesquisa HIDEAS - Hospitalidade, Segurança Alimentar e Identidade Cultural com linhas de pesquisa em Comunidades, Segurança Alimentar e Turismo Sustentável entre outros.

Referências

ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo.

Disponível em: <http://www.abresi.com.br> Acesso em: 20 mai. 2015.

ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão. Disponível em < http://abccam.com.br/site/ > Acesso em 20 mai.2015.

AQUACULTURE BRASIL. Cultivo de camarão marinho em água doce. Disponível <http://www.aquaculturebrasil.com/2016/05/12/cultivo-de-camarao-marinho-em-agua-doce>. Acesso em 20 dez. 2016.

AZAMBUJA, M. A Gastronomia como produto turístico. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.) Turismo urbano. Editora Contexto: SP, 2000.

BENNI, Mario C. Politicas e Estratégias do Desenvolvimento Regional: Planejamento Integrado e Sustentável do Turismo. SP, 1999.

CANESQUI A.M.; DIEZ-GARCIA, R.W. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005.

COSTA, S. C.; SCOCUGLIA, J. B. C. Em Busca da Sustentabilidade na Cidade do Sol. Brasil: 2008.

FAGLIARI, Gabriela Scuta. Turismo e Alimentação: Análises introdutórias. Editora Roca: SP, 2005.

IDEMA (INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE). Dados referentes á Quantidade de fazendas de camarão irregulares e Regulares e suas respectivas Áreas de ocupação e informações referentes e ao Plano de recuperação de Área Preservação Permanente, 2007.

KRIPPENDORF, J. Sociologia do Turismo: Para nova compreensão do lazer e das viagens. Editora Aleph: SP, 2000.

LEITE, L. A. Gastronomia corumbaense, característica e aspectos históricos. IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. Corumbá/MS. 2004.

NILSSON J.H.; SVÄRD, A.C., WIDARSSON Å.; WIRELL, T. Cittáslow' eco-gastronomic heritage as a tool for destination development. Current Issues in Tourism 14(4):373-386, 2011.

OLIVEIRA, G. D.; MATOS, K. M. C. Desmatamento gerado pela atividade da carcinicultura no município de Nísia Floresta (RN). Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Brasil: 2007.

PETRINI, C. Slow food: princípios da nova gastronomia. Editora Senac, SP. 2009.

OSTRENSKY,A.; BORGHETTI, J. R.; SOTO, D. Estudo setorial para consolidação de Uma aqüicultura sustentável no brasil. GIA: Curitiba, 2007.

QUEIROZ, F. L. N.; Alimentação regional saudável em unidade produtoras de refeições do sudeste brasileiro. Universidade de Brasília, 2008.

ROCHA, I. P. Carcinirultura Brasileira: Processos Tecnológicos, Impactos Sócio-Econômicos, Sustentabilidade Ambiental, Entraves e oportunidades. Brasil, 2010.

ROZIN, P. The meaning of food in our lives: a cross-cultural perspective on eating and well-being. Journal of Nutrition Education and Behavior, v.37, n.2, S107-12, 2005.

SANTOS, M.; CARNEIRO, S. G.; SOUZA, F. T. Proposta de Implementação de um Sistema Parai Monitoramento e Controle na Carciniultura, Diálogos E Ciência – Revista Eletrônica da Faculdade de Tecnológia e Ciências de Feira de Santana. Ano III, n. 6, dez. 2005.

SCHLÜTER, Regina G. Gastronomia e Turismo. Editora Aleph: SP, 2003.

WEINER, S. O manual Slow Food. 2. E. Itália: Slow Food Editore, 2005.

YURTSEVEN, H. R. Sustainable gastronomic Tourism in Gokceada, local and authentic perspectives. International Journal of Humanities na Social Science, v.1, n. 18, 2001.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
Ribeiro de Paiva, P. M., Targino Dutra, C. K., & Moreira, S. A. (2017). ANÁLISE DA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CAMARÃO NA GASTRONOMIA NATALENSE SOB PREMISSAS DO SLOW FOOD E DA ÉTICA SUSTENTÁVEL. Ciência E Sustentabilidade, 3(1), 142-165. https://doi.org/10.33809/2447-4606.312017142-165
Seção
Artigos