CAMINHOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER): UMA ANÁLISE DAS FALAS DOS EGRESSOS

  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Lucia Rabello de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Domingos Arthur Feitosa Petrola Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • José Ferreira Lima Junior Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - Universidade Federal de Campina Grande / UFCG

Resumo

A  criação  da  Universidade  Federal  do  Cariri,  na  cidade  de  Juazeiro  do  Norte,  Ceará, propiciou  uma  mudança  no  cenário  universitário  do  interior  do  estado.  Inicialmente
ligada  à  Universidade  Federal  do  Ceará,  o  campus  atendia  à  ação  de  expansão  do sistema  federal  de  educação  superior.  Foram  criados  cursos  de  graduação  e  um
Programa  de  Pós-graduação  em  Desenvolvimento  Regional  Sustentável  (PRODER). Diante da necessidade de debruçar-se criticamente sobre as experiências do  programa, tornou-se  relevante  investigar  os  significados  construídos  pelos  educandos  através  da formação no mestrado, refletindo a transformação subjetiva dos envolvidos. A pesquisa
é decorrente de estágio pós-doutoral, sendo construída a partir de dois instrumentos de coleta  de  dados:  grupo  focal,  e  um  questionário  online.  Percebeu-se  que  o  mestrado
contribuiu  para  a  fixação  do  jovem  na  sua  região  de  origem,  e  que  as  falas  foram complementares,  sendo  possível  relacionar  o  aspecto  da  construção  compartilhada  do conhecimento  com  a  forma  de  “ver  além”  que  o  mestrado  proporciona  através  da interdisciplinaridade.
Publicado
2015-10-05
Seção
Artigos