SUSTENTABILIDADE SOCIAL: REDE DE ASSISTÊNCIA À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

  • Patrícia Pereira Tavares de Alcantara UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA http://orcid.org/0000-0003-3337-4845
  • Zuleide Fernandes de Queiroz UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  • Verônica Salgueiro do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
  • Antônio Germane Alves Pinto UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Maria Rosilene Cândido Moreira UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Resumo

A violência contra a mulher encontra-se ancorada na cultura patriarcal presente em todo o mundo. É um fenômeno complexo que tem raízes na desigualdade de gênero, apresentando repercussões em quem a vivencia. No Brasil, as políticas públicas de combate a violência contra a mulher têm se mostrado tímidas, e, na maioria das vezes. O presente estudo faz parte da dissertação de mestrado que trata sobre ações de combate a violência contra a mulher e a promoção da sustentabilidade social. O objetivo do estudo teve o interesse de conhecer a funcionalidade do Centro de Referência de Atendimento a Mulher de uma cidade do interior do Ceará, e a estruturação da rede de assistência vinculada ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher. Os dados foram coletados no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do município de Crato/CE, que faz parte da rede de assistência de mulheres vítimas de violência, no período de janeiro e fevereiro do ano de 2017. Verificamos que na concepção da relação entre as ações desenvolvidas no Centro de Referência da Mulher e a promoção da sustentabilidade social existe a preocupação dos profissionais em estarem desenvolvendo ações que possam trazer repercussões positivas na vida das mulheres atendidas. Contudo, identificamos limitações e fragilidades dos serviços ofertados que dificultam o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de ruptura do ciclo de violência.

Referências

BANDEIRA, L.; SOARES, M. A politização da violência contra a mulher e o fortalecimento da cidadania. Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: FCC. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília; 2004.

____________. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Norma Técnica de Padronização: Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Brasília: [s.n.], 2006.

__________. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasília; 2010.

__________. Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República. Brasília, 2011.

CALVINHO, M. de L.; RAMOS, N. Violência conjugal contra a mulher, saúde e género contributos para melhorar as práticas profissionais e as políticas de prevenção da violência. Revista Ambivalências. V2. N.3. p. 42 – 69. Jan-Jun/2014.

COSTA, M.S.; SERAFIM, M.L.F.; NASCIMENTO, A.R.S. do. Violência contra a mulher: descrição das denúncias em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Cajazeiras, Paraíba, 2010 a 2012. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 24(3):551-558, jul-set 2015.

FIÚZA, T.M. [et al]. Violência, drogadição e processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família: conflitos de um grande centro urbano brasileiro. Rev bras med fam comunidade. Florianópolis, 2011 Jan-Mar; 6(18): 32-39. 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.São Paulo –SP: Atlas, 2009.

GOMES N.P.; DINIZ N.M.F.; FILHO C.C.S.; SANTOS J.N.B. Enfrentamento da violência doméstica contra a mulher a partir da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2009.

GUEDES, R.N. [et al]. Limites e possibilidades avaliativas da Estratégia Saúde da Família para a violência de gênero. Rev Esc Enferm USP 2013; 47(2): 304-11. 2013.

LIMA, M. do C.C.S. [et al]. Atuação profissional da atenção básica de saúde face à identificação e notificação da violência infanto-juvenil. Revista Baiana de Saúde Pública. v.35, supl.1, p.118-137 jan./jun. 2011.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

NOVELLINO, M.S.F.; TAVARES, R.S. de S. Coleta de informações em estudos sociais: abordagens quantitativas e qualitativas para analisar centros de referência de atendimento às mulheres em situação de violência. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 10-21, jan./jun. 2012.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios. Brasília, 2010.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

SILVA, E.B. da; PADOIN, S.M. de M.; VIANNA, L.A.C. Mulher em situação de violência: limites da assistência. Ciência & Saúde Coletiva, 20(1):249-258, 2015.

WAISELFISZ, J.J. Mapa da violência 2015 – homicídio de mulheres no Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde – Organização Mundial da Saúde. OPAS/OMS. Brasília, 2015.

Publicado
2017-12-29
Como Citar
Tavares de Alcantara, P. P., de Queiroz, Z. F., do Nascimento, V. S., Pinto, A. G. A., & Moreira, M. R. C. (2017). SUSTENTABILIDADE SOCIAL: REDE DE ASSISTÊNCIA À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA. Ciência E Sustentabilidade, 3(2), 100-118. https://doi.org/10.33809/2447-4606.322017100-118
Seção
Artigos