PERCEPÇÃO DOS RISCOS GEOMORFOLÓGICOS EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BARBALHA - CEARÁ
Resumo
A ocupação desordenada de áreas de encostas sem o devido planejamento associadas a eventos de ordem natural acabam gerando perdas sociais e econômicas. As pessoas que ali ocupam quando não orientadas acabam intensificado os risco geomorfológicos tornado-se ainda mais vulneráveis a tais processos. Desta forma artigo objetiva analisar a percepção dos riscos Geomorfológicos em áreas de com grau de risco alto e muito alto no município de Barbalha-Ce. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do primeiro autor que realizou um mapeamento de todo o município. Os procedimentos metodológicos deste trabalho contou com uma revisão bibliográfica acerca do tema e a colaboração de 50 moradores das áreas suscetíveis aos processos geomorfológicos residentes nos bairros Tupinambá, Alto do Rosário, Bela Vista e Sítio Riacho do Meio. As informações foram coletadas a partir da aplicação de um questionário estruturado com 20 perguntas referentes às condições geoambientais e socioeconômicas. Como medidas socioeducativas foram distribuídas para os moradores cartilhas sobre os “Riscos em encostas” e “saúde ambiental”. A partir das informações coletadas pode-se observar que todas as comunidades apresentam problemas sociambientais e que muitos moradores não tem conhecimento dos riscos aos quais estão vulneráveis.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.