SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: ALTERNATIVAS DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

  • Adriano Parreira UEMG-Unidade Divinópolis MG e UFSJ-Campus CCO
  • Thais Gonzaga Sousa CEFET Unidade V - Divinópolis MG
  • Daniel Morais Reis CEFET Unidade V - Divinópolis MG

Resumo

Disponibilidade de água e energia elétrica representa condição fundamental ao desenvolvimento econômico e social de qualquer país, sobretudo naqueles em que há dependência entre aqueles elementos e prevalece a hidroeletricidade, como no caso do Brasil. Associado ao aquecimento global, as práticas de uso irracional dos recursos hídricos tem provocado eventos de escassez e crises de desabastecimento jamais vistos. Neste contexto, faz-se necessário conscientizar a população quanto a importância do uso sustentável da água e da energia elétrica a fim de se garantir segurança no abastecimento e mudanças de hábitos que promovam o uso racional daqueles recursos. O ambiente escolar representa espaço propício a reflexão e implementação de tais propostas, sendo este o escopo do presente trabalho. Percebeu-se o interesse dos discentes quanto a temática assim como a necessidade de se aprofundar a discussão dentro das unidades escolares, onde certamente seus frequentadores atuarão como agentes multiplicadores junto aos familiares, vizinhos e comunidade em geral. Foram avaliadas as diferentes percepções dos estudantes dos anos finais dos ensino fundamental e anos finais do ensino médio de uma escola pública de Divinópolis MG, a partir deste diagnóstico desenvolvido um sítio na web que permite a replicação da proposta a qualquer unidade escolar de ensino fundamental ou médio interessada no tema.

Biografia do Autor

Adriano Parreira, UEMG-Unidade Divinópolis MG e UFSJ-Campus CCO
Bacharel e Licenciado em Ciencias Biologicas, mestre e doutor em Microbiologia, docente UEMG-Unidade Divinópolis MG e tecnico UFSJ-CCO.
Daniel Morais Reis, CEFET Unidade V - Divinópolis MG
Docente CEFETMG Campus V.

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Publicado
2017-12-29
Como Citar
Parreira, A., Sousa, T. G., & Reis, D. M. (2017). SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: ALTERNATIVAS DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Ciência E Sustentabilidade, 3(2), 163-180. https://doi.org/10.33809/2447-4606.322017163-180
Seção
Artigos