VENTURAS E DESVENTURAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO JUNTO AOS TRABALHADORES
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as ações de responsabilidade ambiental, mais especificamente, a percepção dos empregados de uma fábrica e fornecedora de equipamentospara companhias de energia elétrica sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas pela organização. Para tanto, foi feita uma discussão teórica com autores que analisam o início do
processo de industrialização do país e os seus impactos ambientais, o desenvolvimento sustentável, as certificações ambientais e a implantação de sistema de gestão ambiental, bem como a importância do envolvimento dos trabalhadores para o sucesso destas ações. O debate teórico indica a importância de se trabalhar a educação ambiental de forma emancipatória, produzindo uma mudança de valores e significados para o indivíduo. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta de dados foram tanto quantitativos, com a aplicação de questionários aos empregados, quanto qualitativos, por meio
da realização de entrevistas com a gerência e os empregados. Os dados apontam ainda que é preciso avançar nas ações para se configurar em uma educação ambiental mais efetiva.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.