TROCA E RECIPROCIDADE EM MERCADOS DE PROXIMIDADE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE ESTUDO DE CASO NO SERTÃO DO CEARÁ
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a configuração dos mercados de proximidade. Em particular, observa a articulação que acontece entre troca e reciprocidade, a partir da análise das diversas formas de comercialização de produtos agropecuários originários da comunidade Lagoa dos Cavalos (município de Russas, sertão do Ceará). O objetivo é identificar se, apesar do avanço do capitalismo mercantil em certas regiões rurais, como no semiárido nordestino, os agricultores familiares continuam baseando suas estratégias de reprodução social em relações não-mercantis. A análise tomou como base teórica a reinterpretação de Granovetter para embeddedness (enraizamento da economia), a contribuição de Wilkinson sobre os mercados de proximidade e a teoria da reciprocidade de Temple. A análise adota a abordagem qualitativa e combina o uso de fontes testemunhais, documentais e bibliográficas. Na definição dos atores entrevistados, utilizou-se a amostragem não probabilística intencional. As conclusões apontam que os produtos são vendidos em mercados inscritos em circuitos coincidentes com a rede de proximidade, onde troca e reciprocidade coexistem e se articulam, complementando-se uma à outra.
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