COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS DO IFCE - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

  • Joelma Lima Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte.
  • Ana Beatriz Batista de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
  • Letícia Lacerda Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral.
  • Monique da Silva Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
  • Janderson Cabral Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
  • Mailodovinci de Sousa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
  • Uriel Pereira da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.

Resumo

O Brasil gera diariamente percentuais representativos de resíduos orgânicos, que em muitos casos são dispostos de maneira irregular. Uma forma de destinação final ambientalmente recomendada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos é a compostagem, um processo aeróbio de conversão da matéria orgânica em um composto estável que pode ser utilizado para enriquecer o solo. Nesse contexto, o seguinte trabalho tem por objetivo apresentar o sistema de compostagem por leiras aeradas adotadas pelo IFCE - Campus Juazeiro do Norte, com o controle dos valores diários de temperatura interna, superficial e ambiente, assim como verificações de pH e da relação C/N para o composto final. Analisou-se a logística de implantação, considerando as etapas de separação, coleta, transporte, processamento e destinação do adubo para as áreas verdes do Campus. Foram discutidas as etapas de implantação, onde foi adotado o método do PDCA para esquematização das ações. Verificou-se consonância das variações de temperatura com as fases de digestão verificadas na literatura. Uma das leiras sofreu desequilíbrios na etapa de processamento, devido a umidade excessiva adquirida no período chuvoso, requerendo maior atenção e manobras operacionais. O composto produzido apresentou boas condições da relação C/N, dentro da faixa recomendada na literatura. Os principais entraves foram verificados na aquisição de materiais e nos procedimentos de continuidade e inserção das práticas requeridas no regime funcional da instituição.

Biografia do Autor

Joelma Lima Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte.

Docente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental; Tecnologa em Saneamento Ambiental; Mestra em Engenharia Civil.

Ana Beatriz Batista de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
Discente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Letícia Lacerda Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral.
Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte; Técnica de Laboratório em Meio Ambiente do IFCE - Campus Sobral.
Monique da Silva Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
Discente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Janderson Cabral Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
Discente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Mailodovinci de Sousa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
Discente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Uriel Pereira da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus Juazeiro.
Discente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Referências

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Publicado
2018-07-10
Como Citar
Oliveira, J. L., de Almeida, A. B. B., Freire, L. L., Albuquerque, M. da S., Barbosa, J. C., Pereira, M. de S., & da Silva Barbosa, U. P. (2018). COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: EXPERIÊNCIAS DO IFCE - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE. Ciência E Sustentabilidade, 4(1), 57-78. https://doi.org/10.33809/2447-4606.41201857-78
Seção
Artigos