O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DO IFCE- CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

  • Joelma Lima Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte.
  • Mailodovinci de Sousa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
  • Janderson Cabral Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
  • Uriel Pereira da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
  • Letícia Lacerda Freire Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral
  • Ana Beatriz Batista de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
  • Monique da Silva Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Resumo

A limitação de recursos naturais e as restrições definidas pelas legislações ambientais estimulam mecanismos de gestão capazes de reduzir passivos ambientais e aumentar a lucratividade de empreendimentos, através do uso racional de insumos. Neste âmbito, as certificações da ISO 14001 têm promovido, através de metodologia que associa ações e verificações de efetividade, a garantia da adequação ambiental das instituições. Contudo, a implantação de sistemas de gestão ambiental também tem sido adotada em órgãos e instituições públicas, especialmente devido às exigências da Portaria n°61/08 do Ministério do Meio Ambiente e a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Haja vista a grande demanda por insumos ambientais e a geração de resíduos sólidos e rejeitos, as instituições de ensino superior devem direcionar esforços no sentido de mitigar seus impactos. Nesse contexto, este estudo propôs-se a divulgar as ações e resultados obtidos com a implantação de Sistema de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Verificou-se maior controle sobre a qualidade de recursos hídricos, a adoção de solução para resíduos orgânicos por meio do processo de compostagem, e encaminhamento de resíduos sólidos recicláveis para Associação de Catadores e  uma redução em cerca de 16% do consumo energético, além de verificações de inconformidades ambientais

Biografia do Autor

Joelma Lima Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte.

Docente do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária; Tecnologa em Saneamento Ambiental; Mestra em Engenharia Civil.

Mailodovinci de Sousa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Discente do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Janderson Cabral Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Discente do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Uriel Pereira da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Discente do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Letícia Lacerda Freire, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE - Juazeiro do Norte.

Técnica de Laboratório de Meio Ambiente do IFCE - Campus Sobral

Ana Beatriz Batista de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Discente do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.
Monique da Silva Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte
Discente do curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Referências

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Publicado
2018-07-10
Como Citar
Oliveira, J. L., Pereira, M. de S., Barbosa, J. C., da Silva Barbosa, U. P., Freire, L. L., de Almeida, A. B. B., & Albuquerque, M. da S. (2018). O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DO IFCE- CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE. Ciência E Sustentabilidade, 4(1), 115-132. https://doi.org/10.33809/2447-4606.412018115-132
Seção
Artigos