INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE COMPACTAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO DO CARIRI

  • Antonio Júnior Alves Ribeiro IFCE
  • Carolaine da Silva Landim Cruz IFCE
  • Wana Maria de Souza IFCE

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a influência da variação de parâmetros de camadas e volume de cilindro de compactação com ensaios manuais realizados em laboratório, com dois solos da região do Cariri, sendo um solo fino e outro grosso. Para tanto, tomou-se como referência o ensaio executado em cinco camadas e aplicados doze golpes por camada, em um cilindro com volume de 2095,93 cm³, realizando compactação em três e sete camadas, modificando também o volume do cilindro para 1570,80 cm³ com estrutura repartida. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que: (a) estatisticamente, não há diferença entre o método normal e as variações realizadas, sendo a diferença máxima inferior a 2%, para ambos os solos; (b) houve variação capaz de conferir massa específica máxima superior ao método normal de referência com uma umidade menor, para o solo 1; e (c) para o solo 2, a compactação realizada pelo procedimento normatizado conferiu melhor massa específica em relação às variações feitas; (d) pode-se trabalhar com umidades menores, sem relevante diminuição da massa especifica máxima do solo, o que acarreta em economia de água e custo. O estudo foi de extrema importância, visto que estimulou uma pesquisa em laboratório, além de abrir percepções sobre a compactação, visto que os resultados obtidos são importantes para um futuro trabalho em aterros.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 7182: Solo – Ensaio de compactação. Rio de Janeiro, 1986.

CRISPIM, F. A. Compactação de solos: influência de métodos e de parâmetros de compactação na estrutura dos solos. Dissertação (Magister Scientiae) – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 2007.

CRISPIM, F. A. Influência de variáveis de compactação na estrutura dos solos: caracterizações geotécnica, química, mineralógica e microestrutural. Tese (Doctor Scientiae) – Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 2010.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM, ME 041/94: Solos – preparação de amostras para ensaios de caracterização. Rio de Janeiro, 1994.

¬¬______ ME 080/94: Solos – análise granulométrica por peneiramento. Rio de Janeiro, 1994.

______ ME 093/94: Solos – determinação da densidade real. Rio de Janeiro, 1994.

______ ME 162/94: Solos – ensaio de compactação utilizando amostras trabalhadas. Rio de Janeiro, 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, 108/2009: Terraplenagem – Aterros – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2009.

JUNIOR, J. D. S. O efeito da energia de compactação em propriedades dos solos utilizados na pavimentação do Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, 2005.

PINTO, C. S. Curso Básico de Mecânica dos Solos. São Paulo, 2006.

QUINTANS, A. L. L. Estudo das propriedades mineralógicas, físicas e mecânicas de um solo arenoso fino laterítico (SAFL) utilizado na pavimentação do complexo portuário da Grande Natal – RN/NE. Dissertação (Mestre em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, 2008.

SOBREIRA, D. S. V. Comparação entre os métodos de compactação de solos por impacto e por amassamento. Dissertação (Mestre em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, 2014.

WERK, S. M. S. Estudo da influência dos métodos de compactação no comportamento resiliente de solos. Dissertação (Mestre em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2000.

Publicado
2018-07-10
Como Citar
Alves Ribeiro, A. J., Cruz, C. da S. L., & de Souza, W. M. (2018). INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE COMPACTAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO DO CARIRI. Ciência E Sustentabilidade, 4(1), 156-177. https://doi.org/10.33809/2447-4606.412018156-177
Seção
Artigos