Análise dos agravos relacionados ao trabalho notificados no SINAN do município de Limoeiro do Norte, Ceará

  • Dayane Cindy de Castro Beserra Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Gabriela Oliveira do Nascimento Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Matheus Teixeira Amarante Silva Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Thaís Lima Fernandes de Sousa Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Alice Rodrigues de Oliveira Araruna Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Djailson Ricardo Malheiro Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Melina Maria Gonçalves Dantas Tavares Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Resumo

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora criada no ano de 2012 contempla a relação trabalho-saúde, assegurando uma vigilância ao ambiente e aos processos de trabalho, a fim de intervir sobre os fatores determinantes do adoecimento, garantindo assistência à saúde dos trabalhadores nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desse estudo foi identificar os agravos relacionados com a atividade laboral notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); descrever o perfil sociodemográfico dos trabalhadores acometidos e caracterizar os acidentes de trabalho no município de Limoeiro do Norte. Estudo exploratório quantitativo descritivo com base documental. Os dados foram coletados a partir das fichas de investigação relacionada ao trabalho, registradas no SINAN pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte. A coleta de dados foi realizada em maio de 2020, do período de 2015 a 2019. Foram notificados 397 agravos relacionados a saúde do trabalhador, desses, 219 (55,16%) foram notificados no ano de 2018. Tipo de agravo mais notificado foi acidente de trabalho grave, 331 (83,38%); entre os acidentados, predominaram trabalhadores do sexo masculino 309 (77,83%), de raça parda 286 (72,04%), de 18 a 49 anos de idade 326 (82,12%), escolaridade até o Ensino Fundamental Incompleto 110 (27,71%), com emprego registrado 173 (43,25%); incapacidades temporárias corresponderam a 211 (61,16%) dos registros. Diante do presente estudo, ficou perceptível que em más condições de trabalho são favoráveis ao surgimento de agravos e doenças ocupacionais que são de notificação compulsória. Desse modo, as ações devem ser feitas em âmbitos diversos para que possam ser conclusivas e efetivas, portanto, cabem as empresas fornecerem equipamentos de proteção e um ambiente laboral adequado, sendo fundamental a utilização desses equipamentos pelos trabalhadores. 

Biografia do Autor

Dayane Cindy de Castro Beserra, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Graduanda do 1º semestre do curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará-CE, Brasil.

Gabriela Oliveira do Nascimento, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Graduanda do 1º semestre do curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará-CE, Brasil.

Matheus Teixeira Amarante Silva, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Graduando do 1º semestre do curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará-CE, Brasil.

Thaís Lima Fernandes de Sousa , Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Graduanda do 1º semestre do curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará-CE, Brasil.

Alice Rodrigues de Oliveira Araruna, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Professora do curso de Farmácia e Medicina da Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará, Brasil.

Djailson Ricardo Malheiro, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Professor do curso de Medicina e Psicologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará, Brasil.

Melina Maria Gonçalves Dantas Tavares, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Graduanda do 5º semestre curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTÁCIO-FMJ), Ceará-CE, Brasil.

Publicado
2023-10-25
Como Citar
de Castro Beserra, D. C., Oliveira do Nascimento, G., Teixeira Amarante Silva, M., Lima Fernandes de Sousa , T., Rodrigues de Oliveira Araruna, A., Ricardo Malheiro, D., & Gonçalves Dantas Tavares, M. M. (2023). Análise dos agravos relacionados ao trabalho notificados no SINAN do município de Limoeiro do Norte, Ceará. Ciência E Sustentabilidade, 7(01), 391-412. https://doi.org/10.56837/ces.v7i01.542