ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA CIDADE DE ICÓ/CE COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

  • Tayssa Vieira Barreto Faculdade Vale do Salgado - FVS
  • João José Anselmo dos santos Faculdade Vale do Salgado - FVS

Resumo

O presente trabalho almejou analisar o nível de entendimento dos profissionais contábeis com relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC) além de apresentar a Ciência Contábil em sua vertente social. Para a obtenção destes dados, foi-se realizada uma pesquisa de campo de natureza exploratória, com abordagem quantitativa, junto aos profissionais de escritórios contábeis da cidade de Icó/CE no período entre julho e outubro de 2014. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário contendo 14 questões objetivas. Dentre os temas abordados foi realizado um embasamento teórico do contexto histórico da RSC, sua abordagem conceitual e as normas para a execução da mesma com enfoque nos princípios International Organization for Standardization (ISO) 26000 além do aspecto contábil. Averiguou-se que a maior parte dos investigados considera que a contabilidade vai além do campo econômico-financeiro e afirmaram convictos que exaltam a importância de apresentar demonstrativos que expressem a RSC das organizações. A ênfase também foi atribuída à contabilidade como ferramenta de mensuração e execução da responsabilidade socioambiental destacando o Balanço Social (BS) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Observou-se que a busca por atualizações ocorre de maneira gradativa, uma vez que durante o processo de formação dos profissionais não havia conhecimentos sobre RSC e os que haviam se davam de maneira superficial. Portanto, constatou-se que os profissionais consideram a contabilidade dinâmica e o contabilista, o profissional capacitado a exercer sua função social não somente como um cidadão preocupado, mas como um profissional eficaz na promoção do bem-estar social.

Biografia do Autor

Tayssa Vieira Barreto, Faculdade Vale do Salgado - FVS
Bacharel e Ciências Contábeis pela Faculdade Vale do Salgado - FVS. Professora do Curso de Ciências Contábeis da FVS. Especialista Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FVS. Especialista em Docência do Ensino Superior pela FVS.
João José Anselmo dos santos, Faculdade Vale do Salgado - FVS

Formado em agronomia pela UFC e metrado em Irrigação e Drenagem pela UFC. Especializando em Marketing e Recursos Humano pela FVS. Professor titular da Faculdade Vale do Salgado - FVS desde 2013-2, atuando no curso de Administração e Ciências Contábeis. Coordena projetos de extensão na área da sustentabilidade voltada para conscientizdação socioambiental.

Técnico em Desenvolvimento Tecnológico do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC desde 2000 onde desenvolvo ações nas áreas de: meio ambiente, gestão de negócio, informática e agropecuária. Coordeno a unidade do CENTEC em Icó de 2004 até presente data. Desenvolvo no CVT de Icó um trabalho de conscientização ambiental através do aproveitamento de resíduos sólidos (PET, papelão e jornal).

Membro da Associação dos Apicultores de Icó - AAPI e responsável pelo gerenciamento da produção e comerciaização.

Coordenador das ações sustentáveis do evento Festival de Cultura Icoense - ICOZEIRO desde 2012.

Membro do Comitê da Sub Bacia do Alto Jaguaribe.

Publicado
2016-08-16
Como Citar
Barreto, T. V., & santos, J. J. A. dos. (2016). ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DA CIDADE DE ICÓ/CE COM RELAÇÃO À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Ciência E Sustentabilidade, 2(1), 149-169. https://doi.org/10.33809/2447-4606.212016149-169
Seção
Artigos