AVALIAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA REGIÃO NORTE DE CUIABÁ-MT E SUA RELAÇÃO COM A LEI COMPLEMENTAR N°102
Resumo
O rápido e desordenado processo de urbanização, aliados aos modelos de ocupação do solo, comprometeram a qualidade ambiental das grandes cidades, resultando em significativas alterações no clima urbano. Esta pesquisa trata da relação entre as modificações nas variáveis microclimáticas e a Lei Complementar de uso e ocupação do solo no102, na região Norte da cidade de Cuiabá-MT. Para isso, analisou-se três pontos na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, um dos principais eixos de expansão da cidade, em um período de 10 anos entre 2003/2004 e 2013/2014. Comparou-se dados de temperatura e umidade relativa de ar com as mudanças sofridas pelas áreas analisadas, através de parâmetros legais como os recuos das edificações, presença de vegetação e a permeabilidade. Como conclusão, revelou-se a necessidade de adequação do espaço territorial às diretrizes legais do planejamento urbano.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.