Desafios para a curricularização da Extensão universitária nos cursos de graduação

  • Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José César Pontes Moreira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Josué Gustavo da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Curricularização, estratégia educacional, valorização da extensão

Resumo

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise sobre a curricularização da extensão e a atividade extensionista. Para isso, fez-se um levantamento bibliográfico e documental, trabalhando com 12 textos de especialistas que tratam da extensão e da curricularização. Há um consenso que a extensão gera benefícios sociais e é um importante pilar para a formação dos estudantes, e que a curricularização da extensão vem para fortalecer esse processo social e educacional. Porém há desafios a serem vencidos, como a escassez de recursos e melhor reconhecimento da extensão nos processos institucionais internos das próprias universidades. Conclui-se que a curricularização da extensão é um processo obrigatório e que chegou em boa hora para valorizar a extensão em todas as suas dimensões acadêmicas.

Biografia do Autor

Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal do Ceará junto ao Departamento de Engenharia de Transportes (DET/UFC). Possui experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em logística urbana, atuando em planejamento urbano, transporte de carga, mobilidade em transportes e microacessibilidade. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora de Extensão do Campus do Pici da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e é Conselheira Titular do CREA-CE representando a ABENC-CE.

José César Pontes Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001) , MBA em Economia, Finanças e Mercado, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2008), Doutorando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da FACED/UFC. . Atualmente é economista - técnico - classe e da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, extensão, projetos, promoção da saúde e saúde.

Josué Gustavo da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado
2023-10-26
Como Citar
MONTENEGRO, N. G. DA S. D.; MOREIRA, J. C. P.; SILVA, J. G. DA. Desafios para a curricularização da Extensão universitária nos cursos de graduação . EntreAções: diálogos em extensão, v. 4, n. 1, p. 31-43, 26 out. 2023.