Protagonismo estudantil na extensão universitária
relato de experiências na Universidade Estadual do Ceará
Resumo
Este trabalho consiste em um relato descritivo e reflexivo sobre três experiências extensionistas desenvolvidas na Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a rede de ensino básico, nos municípios de Limoeiro do Norte, Crateús e Fortaleza, tendo o protagonismo estudantil como eixo fundante do planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações. Nas três experiências extensionistas, a inquirição, a divulgação científica acessível, o planejamento de uma prática inclusiva, a observação dos processos históricos de formação do território, a escolha pelo tema investigativo, a elaboração de propostas passam por uma orientação e formação docente que incentiva o diálogo, o debate, a reflexão crítica e a abertura para o conhecimento das realidades comunitárias e territoriais diversas.
Copyright (c) 2023 EntreAções: diálogos em extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.