O ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental para o pensamento algébrico
proposições e reflexões numa ação extensionista
Resumo
Este relato apresenta um trabalho desenvolvido no âmbito da extensão que teve por objetivo promover ações de estudo coletivo, planejamento e avaliação de atividades que visam ao desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. A ação, em forma de curso, foi realizada em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Passos (SER/Passos). Participaram do curso nove professoras do Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede estadual de Minas Gerais e três servidores da SER/Passos. O curso aconteceu na modalidade presencial, com encontros formativos semanais de duas horas, totalizando 20 horas. A formação foi ministrada por uma docente do curso de Pedagogia com a colaboração de dois estudantes, uma do curso de Licenciatura em Matemática e um de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos. O curso deu ênfase em estudos de orientação teórica acerca da Álgebra e do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como em planejamento de tarefas algébricas. Por fim, houve a construção de uma balança de braços, como produto do projeto de extensão, que se constituiu como um recurso didático para o trabalho com o significado do sinal de igual, tendo como fundamento o pensamento algébrico.
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