O ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental para o pensamento algébrico

proposições e reflexões numa ação extensionista

  • Giovana Pereira Sander Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
  • Wander Dutra Alves de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Palavras-chave: Álgebra e Pensamento algébrico, Formação de professores, Ensino Fundamental - anos iniciais

Resumo

Este relato apresenta um trabalho desenvolvido no âmbito da extensão que teve por objetivo promover ações de estudo coletivo, planejamento e avaliação de atividades que visam ao desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. A ação, em forma de curso, foi realizada em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Passos (SER/Passos). Participaram do curso nove professoras do Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede estadual de Minas Gerais e três servidores da SER/Passos. O curso aconteceu na modalidade presencial, com encontros formativos semanais de duas horas, totalizando 20 horas. A formação foi ministrada por uma docente do curso de Pedagogia com a colaboração de dois estudantes, uma do curso de Licenciatura em Matemática e um de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos. O curso deu ênfase em estudos de orientação teórica acerca da Álgebra e do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como em planejamento de tarefas algébricas. Por fim, houve a construção de uma balança de braços, como produto do projeto de extensão, que se constituiu como um recurso didático para o trabalho com o significado do sinal de igual, tendo como fundamento o pensamento algébrico.

Publicado
2024-09-13
Como Citar
SANDER, G. P.; CARVALHO, W. D. A. DE. O ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental para o pensamento algébrico: proposições e reflexões numa ação extensionista. EntreAções: diálogos em extensão, v. 5, n. 1, p. 20-34, 13 set. 2024.
Seção
Relatos de extensão