Oficina Pedagógica de produção de recurso didático “Sistema Solar” para o ensino de ciências
Resumo
Este texto aborda os recursos didáticos para o ensino de ciências. Pretende-se relatar a construção de recurso didático a partir da realização de oficina pedagógica pelos estudantes de curso de licenciatura. A ideia da oficina surgiu no Projeto de Extensão Laboratório Multidisciplinar em Pesquisa Educacional e Formação de Professores (LAMPEFOP) e planejada para confecção do recurso didático denominado “Sistema Solar”. Durante a oficina, foi apresentada, de forma breve, a importância do recurso didático nas aulas, o passo a passo de sua produção e o material utilizado para a confecção, neste caso, materiais recicláveis, como garrafas pets. Em seguida, os estudantes iniciaram a construção do Sistema Solar, a partir dos cortes e pintura das garrafas e colagem dos planetas, que foram preparados com papelão diluído em água e misturado com cola e vinagre. Durante a realização da oficina, foi aplicado um questionário para diagnosticar a relevância da elaboração de recursos para que sejam utilizados no ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências. A criação do Sistema Solar, como recurso didático, permitiu aos estudantes a compreensão da importância de execução desse tipo de ação para a formação inicial de professores. Por isso, a produção do recurso didático, por meio da realização da oficina pedagógica, pode ser bastante significativa para o processo de ensino-aprendizagem e, ainda, representar um facilitador dos conteúdos de Ciências.
Copyright (c) 2025 EntreAções: diálogos em extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.