Oficina Pedagógica de produção de recurso didático “Sistema Solar” para o ensino de ciências

  • Maria Elcineide de Albuquerque Marialva Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Andressa da Costa Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Tanielly Cristina Raiol Silva Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Palavras-chave: recursos didáticos, ensino de ciências, oficina pedagógica

Resumo

Este texto aborda os recursos didáticos para o ensino de ciências. Pretende-se relatar a construção de recurso didático a partir da realização de oficina pedagógica pelos estudantes de curso de licenciatura. A ideia da oficina surgiu no Projeto de Extensão Laboratório Multidisciplinar em Pesquisa Educacional e Formação de Professores (LAMPEFOP) e planejada para confecção do recurso didático denominado “Sistema Solar”. Durante a oficina, foi apresentada, de forma breve, a importância do recurso didático nas aulas, o passo a passo de sua produção e o material utilizado para a confecção, neste caso, materiais recicláveis, como garrafas pets. Em seguida, os estudantes iniciaram a construção do Sistema Solar, a partir dos cortes e pintura das garrafas e colagem dos planetas, que foram preparados com papelão diluído em água e misturado com cola e vinagre. Durante a realização da oficina, foi aplicado um questionário para diagnosticar a relevância da elaboração de recursos para que sejam utilizados no ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências. A criação do Sistema Solar, como recurso didático, permitiu aos estudantes a compreensão da importância de execução desse tipo de ação para a formação inicial de professores. Por isso, a produção do recurso didático, por meio da realização da oficina pedagógica, pode ser bastante significativa para o processo de ensino-aprendizagem e, ainda, representar um facilitador dos conteúdos de Ciências.

Biografia do Autor

Maria Elcineide de Albuquerque Marialva, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará e Docente na Universidade Federal Rural do Amazônia.

Andressa da Costa Almeida , Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

Tanielly Cristina Raiol Silva , Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2006) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Genética e Biologia Molecular (2009) pela UFPA e doutorado em Genética e Biologia Molecular (2012) pela UFPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Molecular.

Publicado
2025-04-15
Como Citar
MARIALVA, M. E. DE A.; ALMEIDA , A. DA C.; SILVA , T. C. R. Oficina Pedagógica de produção de recurso didático “Sistema Solar” para o ensino de ciências. EntreAções: diálogos em extensão, v. 5, n. 2, p. 90-107, 15 abr. 2025.
Seção
Relatos de extensão