Geotecnologias na sala de aula

um projeto interinstitucional, o caso da Escola Agrícola de Bajo Hondo, Argentina

  • María Paula Michalijos Universidad Nacional del Sur
  • Lucia Manuela Laffeuillade Universidad Nacional del Sur
  • Alejandra Mabel Geraldi Universidad Nacional del Sur
  • Federico Gastón Barragán Universidad Nacional del Sur
  • Johanna Arias Universidad Nacional del Sur
  • Arce Cendoya Sebastián Universidad Nacional del Sur
  • Goenaga Rath Yolanda Universidad Nacional del Sur,
Palavras-chave: Extensão universitária, Geotecnologias, ensino agrícola

Resumo

A presente história socializa uma experiência de extensão universitária realizada na Escola Secundária Agrária nº 1 “Pedro José Orozco” de Bajo Hondo, na província de Buenos Aires (Argentina), destinada a professores e alunos do sexto ano em condições de práticas profissionais. . A experiência foi realizada durante o mês de setembro de 2022 nas instalações da escola e da Universidad Nacional del Sur, por meio de um treinamento que abrangeu três encontros, com os objetivos de aplicar os conhecimentos agronômicos adquiridos na escola na análise e interpretação de satélites. imagens, adquirir competências na utilização de instrumentos específicos e, por fim, vincular os alunos à universidade e ao mundo do trabalho. A formação foi dirigida por membros do Laboratório de Geotecnologias do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade Nacional del Sur com o apoio da Fundação Díaz Vélez.

Biografia do Autor

María Paula Michalijos, Universidad Nacional del Sur

Doctora en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina.

Lucia Manuela Laffeuillade, Universidad Nacional del Sur

Licenciada en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina. 

Alejandra Mabel Geraldi, Universidad Nacional del Sur

Doctora en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina. 

Federico Gastón Barragán, Universidad Nacional del Sur

Doctorando en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina.

Johanna Arias, Universidad Nacional del Sur

Doctoranda en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina.

Arce Cendoya Sebastián, Universidad Nacional del Sur

Profesor en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina. 

Goenaga Rath Yolanda, Universidad Nacional del Sur,

Profesora en Geografía por la Universidad Nacional del Sur, Argentina.

Publicado
2025-04-15
Como Citar
MICHALIJOS, M. P.; LAFFEUILLADE, L. M.; GERALDI, A. M.; BARRAGÁN, F. G.; ARIAS, J.; SEBASTIÁN, A. C.; YOLANDA, G. R. Geotecnologias na sala de aula: um projeto interinstitucional, o caso da Escola Agrícola de Bajo Hondo, Argentina. EntreAções: diálogos em extensão, v. 5, n. 2, p. 33-44, 15 abr. 2025.
Seção
Relatos de extensão