Mulecas
jovens como protagonistas de transformações sociais
Resumo
O presente relato de experiência compreende a descrição da metodologia aplicada e os resultados obtidos do projeto “Mulecas: Jovens como Protagonistas de Transformações Sociais”, realizado no ano de 2020 pelos bolsistas, através do programa “UFCA Itinerante na Rede”. Neste relato foi abordada a importância da relação entre Universidade e sociedade através da extensão universitária, bem como a necessidade do contato direto com estudantes do ensino médio. Além disso, o relato disserta sobre a experiência dos bolsistas enquanto integrantes do projeto e dos desafios enfrentados em termos de didática aplicada ao ensino à distância diante da realidade da pandemia do COVID-19. O projeto busca, por meio da inserção da temática do empreendedorismo social, incentivar jovens estudantes do ensino médio a desenvolver meios para gerar impacto na comunidade onde vivem, além de despertar neles o pensamento protagonista. Para isto, a metodologia aplicada, consiste na apresentação de conceitos importantes para desenvolvimento da visão empreendedora e na aplicação de atividades onde estes conceitos poderão ser exercitados. Conclui-se que a Universidade, através da extensão universitária, atua de forma relevante para as comunidades regionais, trazendo inovação e inclusão, bem como a oportunidade de mudança e de gerar seres capazes de provocar mudança. Dito isto, é inquestionável não só a relevância científica, mas também a social protagonizada pelas ações da academia.
Copyright (c) 2021 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.