Relato de experiência

a UNIFESSPA nos bairros de Rondon do Pará

  • Edielson Pereira Paixão Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Miraci Matos do Carmo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
Palavras-chave: capacitação profissional, educação, sociedade civil

Resumo

Nos dias atuais, o mercado capitalista é bem seletivo, principalmente quando o assunto é contratação de empregados, visto que as pessoas mais qualificadas possuem maiores chances de conseguir as vagas disponíveis. Em virtude dessa realidade, o projeto teve como objetivo promover a capacitação profissional de moradores dos bairros de Rondon do Pará ou a administração de seus negócios. O projeto teve duas edições: a primeira, iniciada em agosto de 2019, e a segunda, em agosto de 2020. Para atender aos objetivos propostos, foram desenvolvidas palestras, minicursos e oficinas capacitantes destinadas a população da cidade de modo presencial, porém, com a pandemia, as atividades foram desenvolvidas on-line através da plataforma Google Meet. Ainda em sua primeira edição, conseguiu-se realizar uma ação no bairro da Jaderlândia com parceria da associação dos moradores do local, no entanto, com a propagação dos casos de Covid-19 as atividades foram suspensas e posteriormente o projeto precisou se reinventar, com isso as atividades passaram a serem desempenhadas exclusivamente de modo on-line. O projeto possui um grande potencial, pois conseguiu corroborar com o conhecimento tanto da sociedade civil, quanto da comunidade acadêmica, com ações capazes de promover a formação intelectual, pessoal e profissional dos moradores. Deste modo, o trabalho trata de um relato de experiência de um discente do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que fez parte da equipe do projeto “A UNIFESSPA nos bairros de Rondon do Pará”.

Biografia do Autor

Edielson Pereira Paixão, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Miraci Matos do Carmo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração, pela FUCAPE Business School. Mestre em Gestão Pública, pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialista em Contabilidade para Gestão Empresarial, pela Faculdade Ideal - FACI, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Publicado
2022-08-30
Como Citar
PAIXÃO, E. P.; CARMO, M. M. DO. Relato de experiência: a UNIFESSPA nos bairros de Rondon do Pará. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 93-102, 30 ago. 2022.
Seção
Relatos de extensão