Cidadania e negócios

seminários temáticos como contribuição ao desenvolvimento de comunidades de baixa renda

  • Laudeny Fábio Barbosa Leão Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Gustavo Barros Costa Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) e Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Dalgoberto Miguilino Pinho Junior Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Lorena Madruga Monteiro Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
  • Verônica Teixeira Marques Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)
Palavras-chave: baixa renda, regiões periféricas, grupos organizados, microfinanças

Resumo

O presente relato de extensão apresenta a metodologia de apoio ao desenvolvimento de populações de baixa renda em regiões periféricas e organizadas em grupos produtivos a partir de atividades de extensão acadêmica. O objetivo do relato é apresentar alternativas ao processo de desenvolvimento de grupos apoiados por organizações não governamentais, com técnicas de fácil aplicação e ampliação de redes de contato para futuros trabalhos. Dessa forma, conhecimentos sobre técnicas ágeis de planejamento, de microfinanças, de microcrédito e de formalização de pequenas empresas denominadas microempresas individuais (MEI) foram disponibilizados em aulas e em material didático, produzidos pela equipe, à comunidade do bairro Vergel do Lago no município de Maceió, Alagoas, sendo a condição de vulnerabilidade dessa população o critério de escolha para a intervenção relatada. Quanto aos resultados alcançados, os manuais atenderam de imediato a demandas específicas para seus negócios, tanto no que diz respeito ao planejamento, quanto a condições de financiamento e de regularização de seus negócios. Para perspectivas futuras, espera-se que as ações tragam suporte para os negócios existentes e ampliem o escopo de conhecimento para a sobrevivência dos próximos negócios a serem apoiados pelo Instituto Mandaver.

Biografia do Autor

Laudeny Fábio Barbosa Leão, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Economista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFAL) e Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Gustavo Barros Costa, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) e Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Contador do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Dalgoberto Miguilino Pinho Junior, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Doutorando em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Lorena Madruga Monteiro, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Doutora em Ciência Política. Coordenadora do Projeto de Extensão. Docente do Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Verônica Teixeira Marques, Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Doutora em Ciências Sociais. Coordenadora do Projeto de Extensão. Docente do Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL)

Publicado
2022-08-30
Como Citar
LEÃO, L. F. B.; COSTA, G. B.; PINHO JUNIOR, D. M.; MONTEIRO, L. M.; MARQUES, V. T. Cidadania e negócios: seminários temáticos como contribuição ao desenvolvimento de comunidades de baixa renda. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 79-92, 30 ago. 2022.
Seção
Relatos de extensão