Prática docente na Universidade Federal do Cariri
experiências e reflexões à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Resumo
O presente trabalho coloca os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em pauta, oferecendo espaço para as discussões que evidenciam os ODS no âmbito acadêmico, através de práticas pedagógicas envolvendo gestão, ensino, pesquisa e extensão. O objetivo então consiste em identificar os ODS contemplados nas práticas pedagógicas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). No tocante ao método foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, utilizando um questionário online por meio do Google Forms, permitindo a coleta de dados com docentes de graduação de diversos cursos da UFCA. Os resultados parciais apontam os principais ODS contemplados nas práticas pedagógicas, bem como os desafios diante de propostas, de planejamentos e da execução de ações em direção ao Desenvolvimento Sustentável. O Ensino Superior aparece como possibilidade para fomento dos ODS, conduzindo formação para atuação de cidadãos e profissionais com perspectivas sustentáveis construídas através das práticas pedagógicas na universidade.
Copyright (c) 2022 EntreAções: diálogos em extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.