Políticas Educacionais
uma forma efetiva de combater as desigualdades sociais e promover a equidade na escola
Resumo
O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=CON&numero=&ano=1988&ato=b79QTWE1EeFpWTb1a. Acesso em: 26 dez. 2022.
CARA, Daniel; ARAÚJO, Luiz. O financiamento da educação no PNE II. In: MANHAS, Cleomar. (org.). Quanto custa universalizar o direito à educação. Brasília: INESC, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul./2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x6g8nsWJ4MSk6K58885J3jd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 dez. 2022.
FERREIRA, Olavo Rubens Leonel. Algumas reflexões sobre a educação a partir de Habermas. Revista de Ciências da Educação, Lorena, v.2, n.3, p.57-68, jul./dez. 2000.
GIROUX, Henry A. The Politics of Educational Theory. Social Text, Spring, n. 5, p. 87-107, 1982. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/466337. Acesso em: 27 fev. 2023.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. 1.
PERRY, Laura. Characteristics of Equitable Systems of Education: a Cross-National Analysis. European Education, Spring, v. 41, n. 1, p. 79-100, 2009.
ROCHA, Selma. Educação de qualidade e democrática: um direito de todos - desafios da educação básica. In: FONSECA, Ana; FAGNANI, Eduardo. (org.). Políticas sociais, desenvolvimento e cidadania: educação, seguridade social, pobreza, infraestrutura urbana e transição demográfica. v. 2. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013. p. 29-63. Disponível em: https://fpabramo.org.br/forum2013/wp-content/uploads/2014/04/PoliticasSociais-Vol02.pdf. Acesso em: 27 dez. 2022.
SALVADOR, Evilásio. Fundo público e financiamento das políticas sociais no contexto do federalismo brasileiro do séc. XXI. Revista política social e desenvolvimento, v. 2, n. 5, p. 14-39, set. 2014.
SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.
SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage, 2017.
SILVA, Isabelle Fiorelli. Efetividade nas políticas públicas educacionais: em busca de um conceito. In: GOUVEIA, Andréa Barbosa; SOUZA, Ângelo Ricado de; SILVEIRA, Adriana Dragone. (orgs.). Efetividade das políticas públicas educacionais nos sistemas de ensino brasileiro: leituras a partir do Índice de Condições de Qualidade (ICQ). Curitiba, Appris, 2016.
WALTENBERG, Fábio. Igualdade de oportunidades educacionais no Brasil: quão distantes estamos e como alcança-la? In: FONSECA, Ana; FAGNANI, Eduardo. (orgs.). Políticas sociais, desenvolvimento e cidadania: educação, seguridade social, pobreza, infraestrutura urbana e transição demográfica. v. 2. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013. p. 65-90. Disponível em: https://fpabramo.org.br/forum2013/wp-content/uploads/2014/04/PoliticasSociais-Vol02.pdf. Acesso em: 27 dez. 2022.
Copyright (c) 2022 Folha de Rosto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.