Políticas Educacionais

uma forma efetiva de combater as desigualdades sociais e promover a equidade na escola

  • Glauber Cassiano Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Morgana Erika da Silva Cunha Cassiano Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Emanuela de Jesus Cavalcante Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Ingride de Paula Pereira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
Palavras-chave: Políticas educacionais, Desigualdades sociais, Equidade, Efetividade das políticas educacionais

Resumo

O presente artigo é um convite a reflexão por meio da dialética de estudos críticos, a superação do ideário neoliberal da necessidade de corte nos gastos públicos com educação em detrimento da crise e ajuste fiscal no Estado brasileiro. O objetivo foi apresentar de que forma as políticas educacionais amenizam as desigualdades originadas no mercado e, por conseguinte fortalece o movimento de formação de consenso contra hegemônico para resistir as investidas neoliberais. A abordagem metodológica praticada neste estudo foi a revisão de literatura, tendo como fonte de pesquisa a plataforma de Periódicos da CAPES, assim como, a base ERIC, na qual realizamos uma revisão descritiva e uma avaliação crítica da literatura. Os resultados desta pesquisa revelam que não deveríamos ignorar nem reduzir a intencionalidade quanto as questões relativas à natureza ética e política das escolas, assim como, precisamos encarar os benefícios da efetividade das políticas públicas como algo que transcende os interesses de uma minoria elitista. Portanto, a necessidade imanente é de encontrar formas de aumentar o volume de recursos destinados à educação pública.

Biografia do Autor

Glauber Cassiano, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIDERP, Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá, Professor na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Morgana Erika da Silva Cunha Cassiano, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduada em Psicologia, Graduanda em Pedagogia, Especialista em Gestão de Pessoas e Especialista em Métodos de Ensinagem e Aprendizagem na Perspectiva Andragógica, Professora na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Emanuela de Jesus Cavalcante, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Ingride de Paula Pereira, Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

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Publicado
2023-03-09
Como Citar
CASSIANO, G.; CASSIANO, M. E. DA S. C.; CAVALCANTE, E. DE J.; PEREIRA, I. DE P. Políticas Educacionais: uma forma efetiva de combater as desigualdades sociais e promover a equidade na escola. Folha de Rosto, v. 8, n. 3, p. 155-170, 9 mar. 2023.
Seção
Artigos