Feminismo Negro, Interseccionalidade e Mediação da Informação

  • Gisele Rocha Cortes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Aurekelly Rodrigues da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: Feminismo Negro, Interseccionalidade, Mediação da Informação

Resumo

Este artigo parte de reflexões e estudos delineados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação e Representação da Informação e os Marcadores Sociais da Diferença (GeMinas). O interesse baseia-se no objetivo de contribuir para as discussões sobre o conceito de interseccionalidade, base epistemológica do feminismo negro, em interface com os estudos do campo da Mediação da Informação. Salientamos que tal articulação apresenta-se neste artigo por meio de considerações iniciais, pois faz parte de uma pesquisa mais longa que está em desenvolvimento. O artigo teórico é de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Aborda-se o feminismo negro e o conceito de Interseccionalidade, em especial a intersecção entre gênero e raça, com foco nas mulheres negras. Considera-se o caráter social dos estudos delineados na perspectiva da mediação da informação, em que as ações de interferência delineadas por profissionais da informação, com vista à apropriação da informação, apresentam como fim dirimir desigualdades, ampliar leituras de mundo numa perspectiva crítica, dialógica e transformadora. Respeitando os limites do estudo, almeja-se contribuir para o imbricamento da mediação da informação com a interseccionalidade, de forma a fortalecer a concepção da mediação consciente no reconhecimento da pluralidade dos/as sujeitos informacionais, em especial no enfrentamento da histórica invisibilização das mulheres negras. 

 

Biografia do Autor

Gisele Rocha Cortes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Sociologia-UNESP (Araraquara). Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (PPGCI/UFPB). Vice-líder do GeMinas.

Aurekelly Rodrigues da Silva , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência da Informação - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? In: RIBEIRO, Djamila (coord.). Feminismos Plurais. Belo Horizonte: Letramento/Justificando, 2018.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. INFOhome, online, 2017. Disponível em: https://ofaj.com.br/. Acesso em: 12 jun. 2023.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

AMORAS, Maria; COSTA, Solange Maria Gayoso da; ARAÚJO, Luana Mesquita de. O ativismo das mulheres negras escravizadas no Brasil colonial e pós-colonial, no contexto da América Latina. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, v. 23, p. e202128, 2021.

ANZALDÚA, Glória E. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000.

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A inclusão afrodescendente na era da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 61-75, 2013.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

BAIRROS, Luiza. A mulher negra e o feminismo. In: COSTA, Ana Alice Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria B. (org.). O feminismo no Brasil: reflexões teóricas e perspectivas. 2. ed. Salvador: NEIM / UFBA, 2008. 411 p.

CARDONA, Natalia Duque. ¿CIENCIA DE LA INFORMACIÓN PARA QUÉ Y PARA QUIÉN? Aproximación a los paradigmas de la Ciencia de la Información en el contexto universitario. In: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da (org.). Epistemologias Latino-Americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Contribuições da Colômbia e do Brasil. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota). 206 p.

CARDOSO, Cláudia Pons. Outras falas: feminismo na perspectiva de mulheres negras brasileiras. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Gênero, Mulher e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2012.

CARDOSO, Cláudia Pons. Por uma epistemologia feminista negra do Sul: experiências de mulheres negras e o feminismo negro no Brasil. In: Congresso Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero. 13., [S. l], Anais [...]. 2017. p. 1-11.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Racismos contemporâneos, Rio de Janeiro: Takano Editora, v. 49, p. 49-58, 2003.

CARVAJAL, Julieta Paredes. Uma ruptura epistemológica com o feminismo ocidental. In: HOLANDA, Heloísa Buarque de. Pensamento Feminista Hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. 384 p.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-14, 2020.

CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman. A violência contra a mulher sob o olhar da mediação cultural da informação: análise da exposição" Retratos Relatos". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. 2, p. 1-19, 2022.

COLLINS, Patrícia H. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 5, n. 1, p. 6–17, 29 jun. 2017.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Boitempo Editorial, 2021.

CÔRTES, Gisele Rocha; MARTINS, Gracy Kelli. Protagonismo social das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: apontamentos iniciais. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO; Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latino-americanas. João Pessoa: Rocha Gráfica e Editora, 2020.

COSTA, Ana Alice Alcantara. O movimento feminista no Brasil: dinâmicas de uma intervenção política. Revista gênero, v. 5, n. 2, 2005.

CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2004.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero, Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, jan. 2002.

CRIPPA, Giulia. O pensamento da diferença e a mediação da informação institucional em bibliotecas públicas: considerações teóricas sobre mediação de gênero. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011.

FERREIRA, Maria Mary. Bibliotecários e relações de gênero no Brasil e Portugal. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 2, n. 3, p. 298-322, 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da ciência da informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020.

GOMES, Henriette Ferreira; CÔRTES, Gisele Rocha. Mediação consciente da informação e protagonismo social das mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas. In: ALVES, Edvaldo Carvalho et al. (Orgs.). Práticas informacionais: reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 122-201.

GONZALEZ, Lélia. A importância da organização da mulher negra no processo de transformação social. Raça e Classe, Brasília, ano 2, n. 5, 1988.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2020.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, n. 5, p. 7-41, 2009.

hooks, bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 16, p. 193–210, jan. 2015.

hooks, bell. Intelectuais Negras. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 464, jan. 1995.

LIMA, Izabel França de; SANTIAGO, Stella Márcia de Morais; AQUINO, Mirian de Albuquerque. A informação que circula sobre a política de cotas no ensino superior. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 76-91, 2010.

MARTELETO, Regina Maria; COUZINET, Viviane. Mediações e dispositivos de informação e comunicação na apropriação de conhecimentos: elementos conceituais e empíricos a partir de olhares intercruzados. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-16, jun. 2013.

MIRANDA, Karoline Nascimento. Mulher negra, trabalho e resistência: Escravizadas, libertas e profissões no século XIX. Epígrafe, v. 7, n. 7, p. 83-96, 2019.

MOREIRA, Núbia Regina. O feminismo negro brasileiro: um estudo do movimento de mulheres negras no Rio de Janeiro e São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2007.

MOURA, Maria Aparecida. Narrativas culturais, protagonismo e mundo comum. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 93-106.

NOGUEIRA, Anízia Maria Lima.; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. Mediação da informação: um estudo nas bibliotecas de um centro universitário na cidade de juazeiro do norte - ceará. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 3, p. 43-57, 2018.

NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 25, p. 3-28, 2020.

PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2014.

PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2004.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo Lander (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

RIBEIRO, Djamila. Feminismo negro para um novo marco civilizatório. sur, v. 24, p. 99-104, 2016.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro?. Editora Companhia das Letras, 2018.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras brasileiras: de Bertioga a Beijing. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 446-457, dez. 1995.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras: uma trajetória de criatividade, determinação e organização. Revista Estudos Feministas, v. 16, p. 987-1004, 2008.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 2, 2017.

SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; BORTOLIN, Sueli. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, p. 1–24, 2022.

SCAVONE, Lucila. Estudos de gênero: uma sociologia feminista?. Revista Estudos Feministas, v. 16, p. 173-186, 2008.

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Da crítica feminista à ciência a uma ciência feminista?. In: COSTA, Ana Alcântara; SARDENBERG, Cecília Maria Barcelar. (org.). Feminismo, Ciência e Tecnologia. Salvador: Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero; Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), Universidade Federal da Bahia, 2002. v.8.

SILVA, Aurekelly Rodrigues da. Asas da informação: protagonismo das mulheres usuárias da Casa Abrigo da Paraíba. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020a.

SILVA, Aurekelly Rodrigues; CÔRTES, Gisele Rocha. Relações de gênero, ciência da informação e inclusão social. In: LIMA, Izabel F. de; FRANÇA, Fabiana da Silva (org). Informação e Inclusão: constructo teórico prático na pós-modernidade. Campina Grande: eduepb, 2020. 391 p.

SILVA, Dávila Maria Feitosa da. Bibliotecárias negras cearenses: contribuições para a luta antirracista. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da (org.). Mulheres negras na Biblioteconomia. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota). cap. 3, p. 67-86.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Colonialidade do saber e dependência epistêmica na biblioteconomia: reflexões necessárias. In: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Epistemologias Latino-Americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Contribuições da Colômbia e do Brasil. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020b. (Selo Nyota). 206 p.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SILVA, Rubens Alves da. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 27, n. 1, p. 7, 2022.

SILVA, Joselina da. Meu baobá genealógico: histórias e memórias de mulheres que me sustentam. ReDoc: Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 263-270, set./dez. 2019.

SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Feminismo negro e epistemologia social: trajetórias de vida de pesquisadoras negras em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2020. 256 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, 2020c.

WERNECK, Jurema; SILVA, Nilza Iraci. Dossiê A situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: violências e violações. São Paulo: Geledés; Rio de Janeiro: Criola, 2016.
Publicado
2024-01-21
Como Citar
CORTES, G. R.; SILVA , A. R. DA. Feminismo Negro, Interseccionalidade e Mediação da Informação. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 242-268, 21 jan. 2024.
Seção
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação