Política de seleção para incubadora de empresas: princípios, critérios e diretrizes

Resumo

Este artigo apresenta propostas de princípios, critérios e diretrizes para o desenvolvimento de uma política de seleção em uma incubadora de empresas. Fundamenta-se na ideia de que as diferentes unidades de informação demandam adaptações dos processos gerais do ciclo documentário. O objetivo geral deste artigo é, então, propor princípios, diretrizes e critérios para o desenvolvimento de uma política de seleção em uma incubadora de empresas. Os objetivos específicos são identificar especificidades da aquisição em uma incubadora de empresas e delinear aspectos do desenvolvimento de coleções em uma incubadora. As propostas se baseiam na experiência de desenvolvimento de coleções na incubadora de empresas da PUC-Rio, o Instituto Gênesis. Os resultados são diretrizes para o estabelecimento de critérios para a política de seleção para uma coleção de uma incubadora de empresas. Conclui sobre a importância da política de seleção dinâmica e flexível a fim de assegurarr a qualidade do acervo.

Biografia do Autor

Thulio Pereira Dias Gomes, Universidade Federal Fluminense
Bibliotecário-documentalista na Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes (BUCG), da Superintendência de Documentação (SDC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em andamento em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES. Planejamento e implantação de incubadoras de empresas. Brasília, DF: ANPROTEC, 2002.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES. Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos: termo de referência. Brasília, DF: ANPROTEC, 2009.

DORNELLAS, José Carlos Assis. Planejando incubadoras de empresas: como desenvolver um plano de negócios para incubadoras: uma completa revisão sobre o movimento de incubadoras de empresas no Brasil e no exterior. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento e avaliação de coleções. In: _______. Metodologias para a promoção do uso da informação: técnicas aplicadas especialmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Associação Paulista de Bibliotecários, 1990. p. 31-44.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, PB, v. 17, n. 1, p. 87-94, 2007.

PEREZ, Dolorez. Mini-curso de desenvolvimento de coleções. Rio de Janeiro: 2009.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Instituto Gênesis. Tudo se transforma: relatório anual 2015. Rio de Janeiro: Instituto Gênesis da PUC-Rio, 2015.

SANDES-GUIMARÃES, Luisa Veras de; DINIZ, Eduardo Henrique. Impacto e meia-vida de periódicos brasileiros da área de administração. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4, 2013, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: [s. n.], 2013.

SILVA, Ariadne Araújo. Vida média da literatura em direito: um estudo bibliométrico aplicado a um periódico jurídico. 2013. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação)-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

SOUZA, Eda Castro Lucas de. A disseminação da cultura empreendedora e a mudança na relação universidade-empresa. In: ______. (Org.). Empreendedorismo: competência essencial para pequenas e médias empresas. Brasília, DF: ANPROTEC, 2001. 28-41 p.

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 22, n. 1, p. 12-21, 1993.

VERGUEIRO, Waldomiro. Política de seleção. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.

WEITZEL, Simone da Rocha. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspectivas em Ciência da Informação, Brasília, DF, v.7, n.1, p.61-67, 2002.

Publicado
2018-08-17
Como Citar
GOMES, T. P. D. Política de seleção para incubadora de empresas: princípios, critérios e diretrizes. Folha de Rosto, v. 3, n. 1, p. 16-23, 17 ago. 2018.
Seção
Artigos