Nas entrelinhas da Cognição
tópicos de Representação da Informação
Resumo
Reflete sobre a representação da informação a partir das contribuições da Ciência Cognitiva para a área da Ciência da Informação. Discute sobre o paradigma cognitivo, desenvolvido por Capurro no âmbito da Ciência da Informação que anuncia uma abordagem sobre as relações da representação da informação com as expressões cognitivas do cérebro humano. Desenvolve uma discussão teórica sobre os aspectos subjetivos da representação que subsidiam o processamento da informação, no que concerne às ações cognitivas que objetivam a recuperação, o acesso, uso e produção de conhecimento. Por fim, considera amplo o aspecto cognitivo da Ciência da Informação e compreende a necessidade do esforço conjunto de pesquisadores no intuito de desenvolverem estudos e pesquisas relativas às ações cognitivas no contexto do processamento de representação da informação.
Referências
ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p18/5233. Acesso em: 10 mai. 2017.
ANDRADE, Maria Eugênia A. Um olhar sobre representação no universo do conhecimento: o caso das micro e pequenas empresas. In: NAVES, Madalena Martins L.; KURAMOTO, Hélio (Orgs.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
BELKIN, Nicholas J. The cognitive viewpoint in information science. Journal of Information Science, Cambridge, v. 16, p. 11-15, 1990.
BERNARD, Juan Antonio. Análisis y representación del conocimiento: aportaciones de la psicología cognitiva. Scire, Zaragoza, v. 1, n. 1, p. 57-80, jan./jun. 1995.
BORGES, Mônica Erichsen Nassif et al. Estudos cognitivos em ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p1.
Acesso em: 15 mai. 2017.
BROOKES, B. C. The foundations of information science: Part. I: Philosophical Aspects. Journal of Information Science, Amsterdam, n. 2, p. 125-133, 1980.
BUDD, J. M. Revisiting the importance of cognition in information Science. Journal of Information Science. v. 37, n. 360, 2011.
CAMPOS, Luiz Fernando Barros; VENÂNCIO, Ludmila Salomão. Perspectivas em (in)formação: tendências e tensões entre abordagens físicas, cognitivas e emergentes. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 107-118, maio/ago. 2007. Disponível em: http://revista.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=16.
Acesso em: 15 mai. 2017.
CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: V. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5. Belo Horizonte, 2003. Anais... Escola de Ciência da informação da UFMG, 2003.
CROFTS, Nick. Réflexions sur l’impact de la technologie de l’information sur la qualité de la documentation muséologique. Colofhon CIDOC Bulletin - Comité International pour la Documentation, Anvers (Antwerp): Koninklijk Museum voor Schone Kunsten. v. 8, Aôut 1997, p. 33-38.
DAL’EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti L. A nova configuração do paradigma cognitivo da ciência da informação. Inf. Inf., Londrina, v. 18, n.1, p. 59 – 81, Jan./Abr. 2013.
DRETSKE, Fred. Perception, knowledge and belief. Cambridge: University Press, 2000.
DUPUY, Jean-Pierre. Nas origens das ciências cognitivas. São Paulo: UNESP, 1996.
ENNES, Elisa Guimarães. A narrativa na exposição museológica. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Design, 2003. Disponível em: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/imago/site/narrativa/ensaios/elisa.pdf. Acesso em: 13 Jun. 2016.
FLAVELL, John H.; MILLER, Patricia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FODOR, J. A. Concepts: where cognitive science went wrong. Oxford: Oxford University Press, 1998.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. A organização da informação na perspectiva da ciência da informação e a dinâmica da cultura científica. In: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado; FURNIVAL, Ariadne Chloe Mary. (Org.). Olhar: ciência, tecnologia e sociedade. São Paulo: Pedro e João Ed.,CECH-UFSCar, 2008.
GOLDMAN, A. Knowledge in a social world. Oxford: Oxford University Press, 1999.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ci. Inf., Brasília, v. 22, n. 3, p. 217-222, Set./Dez. 1993.
INGWERSEN, Peter. Cognitive perspectives of information retrieval interaction: elements of a cognitive ir theory. Journal of Documentation, London, v. 52, n. 1, p. 3-50, 1996.
KANT, E. Critique de la raison pure. Tradução francesa de A. Tremesaygues e B. Pacaud. Paris: PUF, 1944.
KINTSCH, Walter, VAN DIJK, Teun A. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Introdução à lingüística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LIMA, Gercina Ângela B. Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n.1, Jan./Abr. 2003.
MAIMONE, Giovana D.; SILVEIRA, Naira C. Cognição humana e os paradigmas da Ciência da Informação. Rev. Eletr. Informação e Cognição, v. 6, n. 1, p. 55-67, 2007.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
MEY, Marc de. The cognitive paradigm: na integrated understanding of scientific development. Chicago: University of Chicago, 1992.
MOLES, Abraham Antoine. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1971.
NEVES, Dulce Amélia. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento de informação. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 1, p. 39-44, Jan./Abr. 2006.
PINTO, Virginia B. Interdisciplinaridade na ciência da informação: aplicabilidade sobre a representação indexal. In: PINTO, Virginia B.; CAVALCANTE, Lídia Eugenia; SILVA NETO, Casemiro (Org.). Ciência da informação: abordagens transdisciplinares, gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
SARACEVIC, T. Interdisciplinarity nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n.1, p. 36-41, 1996.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.