Memoriais e Centros de Memória da Cidade de Fortaleza: Contribuições no Acesso à Informação e ao Patrimônio

  • Adriana Nobrega da Silva Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Gabrielly Pamela Lopes Soeiro Universidade Federal do Ceara-UFC
  • Alana Lopes Araújo Universidade Federal do Ceara-UFC
  • Fatima Portela Cysne Universidade da Integracao Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. UNILAB

Resumo

Aborda a importância dos memoriais e centros de memória da cidade de Fortaleza no acesso à informação e memória. Primeiramente abordando os conceitos de memória, patrimônio e preservação apresentando as diferenças e similaridades entre os dois tipos de instituição: o memorial e o centro de memória. Os objetivos desse trabalho são: identificar na literatura conceitos relacionados à memória e acesso à informação e analisar o nível de atuação dos memoriais e centros de memória de Fortaleza. A pesquisa é de cunho exploratório e a metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um formulário com um funcionário da instituição, análise de conteúdo em sites além de visitas nas instituições. Como resultados vemos que os projetos realizados por essas instituições além são ferramentas importantes para possibilitar o acesso à informação para a sociedade, além de atividades de gestão realizadas regularmente por seus gestores.

Biografia do Autor

Adriana Nobrega da Silva, Universidade Federal do Ceará-UFC
Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB (2013). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Usuário, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, Formação e Desenvolvimento de Acervos.
Gabrielly Pamela Lopes Soeiro, Universidade Federal do Ceara-UFC
em experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio histórico, patrimônio cultural e preservação.
Alana Lopes Araújo, Universidade Federal do Ceara-UFC
Tem experiência na área de Ciência da Informação, como estudante, com ênfase em Biblioteconomia. Estudante do quinto semestre, bolsista de iniciação à docência em andamento, interesse nas áreas de bibliotecas escolares, editoração, normalização, comunicação e cultura.
Fatima Portela Cysne, Universidade da Integracao Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. UNILAB
Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui bacharelado em Biblioteconomia (UFC/1977), aperfeiçoamento em Administração de Biblioteca (UFV/ABEAS/1995), mestrado em Educação (FACED/UFC/1992), curso de doutorado em Ciência da Informação (University of Brighton, Inglaterra/1998)/doutorado(FACED/UFC/2003), especialização em TIC para o Gerenciamento de Informação (UFC/1999). Ocupou as funções de Coordenadora dos cursos de graduação em Biblioteconomia da UFC (2000-2005), de especialização ETIGI (2000-2007), foi presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará (por três períodos), foi presidente de honra do XX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (Fortaleza, 2002), foi Coodenadora cedida da UFC Cariri para coordenar a implantação e desenvolvimento do Sistema de Biblioteca da UNILAB, Assumiu em 2013 a direçào do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unilab (DSIBIUNI), foi presidente da Comissão de Ética da Unilab (CEP-UNILAB eatulamente está na suplência do presidente. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biblioteconomia do Campus da UFC Cariri (atual UFCA) no período de maio de 2011 a julho de 2012. É membro da CPPD e do Conselho do Instituto e Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Unilab. Coordenadora Interina e membro do colegiado e do presidente do NDE do curso de Administração Pública, presencial do ICSA. Áreas de pesquisa, estudo, interesse e experiência e atuação acadêmico-profissional: i) pesquisa: Biblioteconomia e Sociedade; Inovação e Transferência de Conhecimento; Política Educacional, Gestão e Aprendizagem; Política, História e Gestão da Educação; Gestão da Informação e de Unidades de Informação; Metodologia da Pesquisa e Produção Científica; Formação e Desenvolvimento do Acervo de Bibliotecas e Unidades de Informação. Ensino: Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento, Teorias da Administração, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar e do Trabalho Científico, Leitura e Biblioteca Escolar, Práxis social do Bibliotecário,Competência em Informação, Gestão da informação nas Organizações, Políticas Públicas e Políticas de Informação. Extensão: Interação Universidade e Sociedade.

Referências

BARCELLOS, Jorge. O memorial como instituição no Sistema de Museus: conceitos e práticas na busca de um conteúdo. In: versão modificada da palestra apresentada no Fórum estadual de Museus. Porto alegre, 1999. p. 1-21.

CORRÊA, Alexandre Fernandes. Patrimônio Bioculturais: ensaios de antropologia do patrimônio cultural e memórias sociais. São Luís: EDUFMA, 2008.

FENELON, Déa Ribeiro. Políticas Culturais e Patrimônio Histórico. In: CUNHA, Maria Clementina Pereira (Org.). O Direito à Memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992, p. 29-33.

FONSECA. Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da Política Federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 2009.

FONTANELLI, Silvana Aparecida. Centro de Memória e Ciência da Informação: uma interação necessária. Trabalho de conclusão de curso (TCC), Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: USP, 2005. 105p.

GAGETE, E.; TOTINI, B. Memória empresarial: uma análise de sua evolução.

In: NASSAR, Paulo (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: ABERJE Editorial, 2004. p. 113-124.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

Instituto Brasileiro de Museus. Guia dos Museus Brasileiros. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. Disponível em: < http://www.museus.gov.br/guia-dos-museus-brasileiros-2/>. Acesso em: 25.mar. 2015.

LARA FILHO, Durval de. Museu como um espaço relacional. 2006. Disponível em: <http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=251>. Acesso em: 5 fev. 2015.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

LE GOFF. História e Memória. 5. Ed. Campinas; SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LEITÃO, Ana Maria da Costa. Os memoriais são um novo gênero de museu? Revista Museu, Rio de Janeiro, V. 13, n. 5, mai. 2013. Disponível em: <http://www.revistamuseu.com.br/18demaio/artigos.asp?id=28640>. Acesso em: 03 abr. 2015.

LOUZADA, Nilson Moulin. Diferentes suportes para a memória. In: O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992, p.13-16.

MENDES, Amélia; SANTOS, Charlene; SANTIAGO, Pietro. Preservação do acervo histórico da oficina guaianases de gravura. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa – PB. Anais 33º ENEBD. João Pessoa – PB: UFPB, 2010. p. 1-10. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/view/44>. Acesso em: 22 dez. 2014.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Patrimônio cultural e novas políticas de memória. In.: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani. (Org.). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008, p.319-330.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.

Publicado
2018-08-17
Como Citar
SILVA, A. N. DA; SOEIRO, G. P. L.; ARAÚJO, A. L.; CYSNE, F. P. Memoriais e Centros de Memória da Cidade de Fortaleza: Contribuições no Acesso à Informação e ao Patrimônio. Folha de Rosto, v. 3, n. 1, p. 32-40, 17 ago. 2018.
Seção
Artigos