O Audiovisual Como Recurso de Incentivo à Leitura
Resumo
Aborda o audiovisual como recurso de incentivo à leitura, tendo em vista o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação, no tocante à utilização de filmes e vídeos educativos como recurso auxiliar, tanto para os docentes quanto para os discentes. Discute sobre a leitura e sua importância no ambiente escolar e social. Destaca o bibliotecário como mediador de leitura, bem como a sua relevância no meio educacional, principalmente, em relação às atividades de incentivo à leitura. Tem como objetivos analisar o audiovisual enquanto recurso de incentivo à leitura; conceber a relação entre audiovisual e leitura e refletir sobre a atuação do professor e do bibliotecário enquanto mediadores de leitura. Este estudo apresenta-se sob caráter exploratório com abordagem bibliográfica, desenvolvendo-se, assim, discussões teóricas acercas das temáticas propostas a partir da revisão de literatura. Constatou-se que o audiovisual é um recurso imprescindível de incentivo à leitura, tanto em atividades de sala de aula, quanto no ambiente da biblioteca, pois contribui, sobremaneira, para desenvolvimento cognitivo e crítico dos discentes, auxiliando no processo de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Audiovisual. Leitura. Mediação. Bibliotecário.
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