Jogos Eletrônicos e Ludoletramento: um modelo de serviço de informação para bibliotecas escolares

  • Davi Martins de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC). http://orcid.org/0000-0001-5883-9464

Resumo

Tem como objetivo principal apresentar um modelo de serviço de informação voltado para bibliotecas escolares, o qual se baseia na ideia de ludoletramento. Tal modelo foi desenvolvido a partir de elementos presentes nos conteúdos programáticos disponiblizados em Minecraft: Education Edition. Para tanto, realiza pesquisa bibliográfica relacionada ao tema leitura e letramento para tornar viável o modelo proposto, no qual o jogo Minecraft: Education Edition é sugerido enquanto parte essencial do serviço de informação apresentado. Como resultado, produz um guia à implantação do modelo de ludoletramento elaborado, o qual é voltado para ser adotado em bibliotecas escolares, de instituições públicas ou privadas de ensino. 

Biografia do Autor

Davi Martins de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado
2017-12-27
Como Citar
DE OLIVEIRA, D. M.; NUNES, J. V. Jogos Eletrônicos e Ludoletramento: um modelo de serviço de informação para bibliotecas escolares. Folha de Rosto, v. 3, n. 2, p. 38-48, 27 dez. 2017.
Seção
Artigos