Proposta de Implantação de uma Política de Indexação no IFCE Campus Crato

  • Tais Regina Dias Gama Nunes Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Hemerson Soares da Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Fabíola da Silva Costa Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Para a política de indexação é primordial que se pense na comunidade que irá atender, como é por exemplo o caso da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crato. Com esse fundamento, esse estudo tem o objetivo de analisar o contexto da política de indexação da referida instituição e propor uma nova política baseada na abordagem voltado para o público alvo. Para alcançar esse fim, foram utilizados métodos como a revisão literária do acervo, tendo um cunho mais exploratório na medida em que busca mais informações sobre o assunto abordado. Ao final do estudo, observou-se a importância do planejamento de uma política de indexação para qualquer biblioteca, assim, evitando problemas com uma efetiva recuperação da informação.

Biografia do Autor

Tais Regina Dias Gama Nunes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda do Curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Biblioteconomia), coordenadora do projeto “Seminário de Vivências Profissionais” de extensão. Estagiária da divisão de diagramação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).  

Hemerson Soares da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), com o projeto intitulado “Grupo de Estudo Sociedades Aprendentes”. Estagiário da divisão de diagramação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).  

Fabíola da Silva Costa, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Graduanda do sexto período do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2015-2016), foi Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 2016-2017). Atualmente é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap 2017-2018), com o projeto intitulado: A promoção de coleções digitais em bibliotecas de Universidades Públicas Federais do Nordeste do Brasil.
Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA) do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Tesauros. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: elaboração. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 12676: métodos para análise de documentos: determinação de assuntos e seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro, 1992.

BENTES PINTO, Virgínia. Indexação documentária: uma forma de representação do conhecimento registrado. Perspectivas em ciência da informação, v. 6, n. 2, 2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/423/239 Acesso em: 9 dez. 2017.

BOCCATO, Vera Regina Casari. A linguagem documentária vista pelo conteúdo, forma e uso na perspectiva de catalogadores e usuários. In: FUJITA, Mariângela Spotti. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 119-135.

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói, RJ: UFF, 2001. 133p.

DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116p.

DUARTE, Elizabeth Andrade. Processos de indexação e análise de assunto: uma abordagem baseada na avaliação dos fatores intervenientes nestes processos. Biblionline, João Pessoa, v.3, n.2, jul./dez 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/1911/1679 Acesso em: 9 dez. 2017.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154p.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A política de indexação para representação e recuperação da informação. In: LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. (Org.) Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 17- 28.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Histórico. 2015. Disponível em:<http://ifce.edu.br/acesso-a-informacao/Institucional/historico>. Acesso em: 10 out. 2017.

INSTITUTO Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2016a. Disponível em:< http://ifce.edu.br>. Acesso em: 11 out. 2017.

INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC. 2016b. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/indice-geral-de-cursos-igc>. Acesso em: 09 out. 2017.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

LARA, Marilda Lopes Ginez de.Linguagem documentária e terminologia. Transinformação, Campinas, v.16, n.3, p. 231-240, set./de. 2004. Disponível em:<http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/710/690 >. Acesso em: 11 out. 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 276 p.

SOPHIA, Portal. Sobre a rede. 2016. Disponível em: <http://www.portalsophia.com.br/SobreRede.aspx>. Acesso em: 11 out. 2017.

RUBI, Milena Polsinelli. Proposta para implantação de política de indexação em bibliotecas. In: LEIVA, Isidoro Gil; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes(org.). Política de Indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 261 p.

SILVA, Ana Paula Araújo Cabral da et al. Política de indexação do sistema de bibliotecas da universidade federal do rio grande do sul (SBUFRGS). Porto Alegre: UFRGS, 2014. 19p. Disponível em:<http://www.tc.df.gov.br/app/tematres-nacional/vocab/index.php?letra%3DH&sa=D&ust=1480018426678000&usg=AFQjCNFaBew2XXOPqdQprUMuSVHnRS5ZXA>. Acesso em: 11 out. 2017.

Publicado
2017-12-22
Como Citar
NUNES, T. R. D. G.; SILVA, H. S. DA; COSTA, F. DA S.; BERNARDINO, M. C. R. Proposta de Implantação de uma Política de Indexação no IFCE Campus Crato. Folha de Rosto, v. 3, n. Especial, p. 18-26, 22 dez. 2017.
Seção
Artigos