Competências em informação na biblioteca multinível: uma atividade de rotina ou uma atividade baseada em projetos?

  • Jobson Louis Santos de Almeida Instituto Federal da Paraíba
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Aborda o tema desenvolvimento de competências em informação na biblioteca multinível a partir do questionamento se esta constitui uma atividade de rotina ou uma atividade baseada em projetos. Fruto de uma pesquisa realizada em nível de mestrado, este artigo apresenta referencial teórico conceitual sobre projetos educativos em bibliotecas e distingue as atividades de rotina daquelas baseadas em projetos no contexto biblioteconômico. Descreve as tipologias de projetos educacionais, exemplificando-as. Discorre sobre as competências em informação necessárias ao bibliotecário educador e as competências para o bibliotecário ensinar por meio de projetos educativos. A pesquisa aplicada a uma das unidades do Instituto Federal de Educação da Paraíba possibilitou traçar eixos temáticos e modalidades de atividades educativas para serem utilizadas no contexto da biblioteca multinível. Conclui que este projeto educativo desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação deverá servir de referencial aos demais bibliotecários da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que venham a desenvolver seus próprios projetos, participando de uma construção coletiva a partir de uma nova perspectiva de desenvolvimento de competências em informação para a biblioteca multinível.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Instituto Federal da Paraíba

Bibliotecário no IFPB Campus João Pessoa.

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela UFPB.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ.

Referências

ALMEIDA, Adiel Teixeira; COSTA, Ana Paula Cabral Seixas. Sistema de informação e gestão do conhecimento. In: BATALHA, Mario Otávio (org.). Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier:ABEPRO, 2011. p. 227-247.

BASSETTO, Clemilton Luís. Redes de conhecimento: espaço de competência em informação nas organizações contemporâneas. Bauru: Idea, 2013.

BEUREN, I. M. Gerenciamento estratégico da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008 >. Acesso em 01 out. 2015.

CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília/DF: MEC:UNESCO, 2001.

DIAS, Maria Matilde Kronka; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. São Paulo: EDUSC, 2003.

DUDZIAK, E. A. Os faróis da sociedade da informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Inf.&Soc.:Est., João Pessoa, v. 18, n. 2, maio/ago. 2008.

FREIRE, I. M.; FREIRE, G. H. de A. Ações de informação para o ensino médio no laboratório de tecnologias intelectuais – LTi. MPGOA, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 123-137, 2013.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC,1999.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Informação: esse obscuro objeto da Ciência da Informação. Morpheus, Rio de Janeiro, ano 2, n. 4, 2004. Disponível em: <http://www4.unirio.br/morpheusonline/Numero04-2004/lpinheiro.htm>. Acesso em: 31 jul. 2014.

SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 29 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.

WERSIG, G. Information Science: The study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.

ZACCARO, Christiano Henrique. A arquitetura das organizações aprendentes. Taubaté: Cabral, 2003.

Publicado
2017-12-27
Como Citar
ALMEIDA, J. L. S. DE; FREIRE, G. H. DE A. Competências em informação na biblioteca multinível: uma atividade de rotina ou uma atividade baseada em projetos?. Folha de Rosto, v. 3, n. 2, p. 15-27, 27 dez. 2017.
Seção
Artigos