O Uso da Rede Social Como Prática de Informação: um estudo no grupo ‘Mulher, me Ajuda Aqui’ do Facebook

  • Rebecca Maria de Freitas Sousa Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Ana Rafaela Sales de Araújo Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Midinai Gomes Bezerra Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

O objetivo deste estudo é traçar o perfil das integrantes do grupo Mulher, me ajuda aqui! do Facebook e identificar as necessidades informacionais das integrantes (tipo de informação mais partilhada). Como metodologia, adota-se a pesquisa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, o estudo classifica-se como bibliográfico e documental. Aplica-se também a metodologia de análise de redes sociais no grupo Mulher, me ajuda aqui! Compreende também quanto à abordagem do problema, uma pesquisa quali-quantitativa e adota-se como instrumento de coleta de dados, a técnica do questionário e utiliza-se como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo dos assuntos mais postados no referido grupo. Como resultado, infere-se que o perfil das integrantes do grupo estudado, são, em maior número, de gênero feminino, idade entre 25 a 34 anos, residentes na cidade de Fortaleza (CE) e, que as necessidades informacionais das integrantes, em grande maioria, são relacionadas à saúde e à beleza. Como conclusão, considera-se pertinente a aplicação dos estudos das práticas informacionais, visando à interlocução entre o sujeito e a informação, inseridos em um contexto social e cultural, como exemplo, no campo empírico da rede social em questão.

Biografia do Autor

Rebecca Maria de Freitas Sousa Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialização em Pesquisa Científica, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assistente em Administração da UFC, atuando na Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas.

Ana Rafaela Sales de Araújo, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialização em Gestão Pública, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afrobrasileira (UNILAB). Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária Documentalista da UFC.

Midinai Gomes Bezerra, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialização em Biblioteconomia, pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG). Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecária Documentalista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

CUNHA, Murilo Bastos da. Coleta de dados para o estudo de usuários. In: ______. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015. p. 193-298.

______. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 10, n. 2, p. 5-19, jul./dez. 1982. Disponível em: <http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/CUNHA_1982.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.

FACEBOOK. Facebook Statistcs. [Fortaleza], 2017. Disponível em: http://facebook.com/press/info.php?statistics Acesso em: 18 set. 2017.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LIKERT, Rensis. A Technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, New York, v. 22, n. 140, p. 5-55, June 1932. Disponível em: <https://legacy.voteview.com/pdf/Likert_1932.pdf> Acesso em: 16 set. 2017.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a09v30n1.pdf Acesso em: 16 set. 2017.

______. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 27-46, jan./dez. 2010. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/26 Acesso em: 16 set. 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993. Disponível em: <http://www.ufjf.br/especializacaofisioto/files/2010/03/Quantitativo-qualitativo-oposi%C3%A7%C3%A3o-ou-complementaridade1.pdf> Acesso em: 16 set. 2017.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. Enlace entre os estudos de usuários e os paradigmas da Ciência da Informação: de usuário a sujeitos pós-modernos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 10, n. 2, p. 144-173, jul./dez. 2014. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/290/384 Acesso em: 22 set. 2017.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 21 set. 2017.

Publicado
2017-12-22
Como Citar
OLIVEIRA, R. M. DE F. S.; ARAÚJO, A. R. S. DE; BEZERRA, M. G.; SILVA, J. L. C. O Uso da Rede Social Como Prática de Informação: um estudo no grupo ‘Mulher, me Ajuda Aqui’ do Facebook. Folha de Rosto, v. 3, n. Especial, p. 63-74, 22 dez. 2017.
Seção
Artigos