Inclusão e Acessibilidade às Pessoas com Deficiência no Contexto do Ensino Superior na Universidade Federal do Cariri

  • Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Arysa Cabral Barros Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Edna Rocha da Silva Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Fabiana Aparecida Lazzarin Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico fundamentado em teorias hermenêuticas orientadas nos construtos da acessibilidade e inclusão no âmbito do ensino superior na Universidade Federal do Cariri. O estudo busca refletir sobre como pode haver a garantia de condições necessárias para as pessoas com deficiência a fim de exercer seu direito universal e inalienável à educação afiançado pelas instituições de ensino superior. Para isso, explana-se as tipologias de deficiência e as dimensões (arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal) da acessibilidade tanto no aspecto teórico quanto legislativo. Os resultados estão ancorados no estudo bibliográfico e nos contatos preliminares com a Secretaria de Acessibilidade. Pondera-se que esforços multidisciplinares dos cursos coadunem em cooperação entre as diferentes áreas. E por isso, a universidade deve promover uma educação de excelência por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, com qualidade e comprometida socialmente com a comunidade, havendo ou não as singularidades. Portanto, diante do contexto brasileiro, é preciso que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. E o acesso, uso e disseminação da informação é um dos caminhos que podem conduzir a quebra de barreiras e de estigmas impostos por anos de imperícia.

Biografia do Autor

Bárbara Larissa Alexandre Filgueira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA) na linha de pesquisa "Produção, comunicação e uso da informação". Graduada em Biblioteconomia pela UFCA.

Arysa Cabral Barros, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Graduada em Biblioteconomia pela UFCA.

Edna Rocha da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Fabiana Aparecida Lazzarin, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Assistente A da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Biblioteconomia. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Co-tutora do Programa Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia - PET Biblioteconomia, da UFCA.

Referências

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Publicado
2019-07-18
Como Citar
FILGUEIRA, B. L. A.; BARROS, A. C.; SILVA, E. R. DA; LAZZARIN, F. A. Inclusão e Acessibilidade às Pessoas com Deficiência no Contexto do Ensino Superior na Universidade Federal do Cariri. Folha de Rosto, v. 4, n. Especial, p. 25-33, 18 jul. 2019.
Seção
Artigos