Diálogos Culturais: a educação formal e informal no Sítio Minguiriba

  • Francisca Eugênia Gomes Duarte Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Ariluci Goes Elliott Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a valorização das memórias e da educação no Sítio Serra da Minguiriba, a partir do levantamento de registros orais e visuais produzidos pela comunidade. Neste contexto, buscou-se atender aos objetivos específicos de investigar as práticas educativas no sítio Serra da Minguiriba, Floresta Nacional do Araripe, Crato-Ceará, Brasil; identificar o repertório memorialístico em torno da educação formal e informal na comunidade Minguiriba, a partir de relatos orais, escritos e visuais dos testemunhos vivos do grupo; registrar em suporte fílmico um documentário memorialístico que evidencie a história, a memória e os aspectos identitários da comunidade minguibirense como produto final da pesquisa. Para tanto, utilizamo-nos da metodologia da história oral, tendo como suporte leituras bibliográficas, observação, documentos orais, escritos e visuais e relatos dos moradores, obtidos através de entrevistas filmadas, gravadas, transcritas, editadas e compiladas em um suporte fílmico: um documentário, resultado da pesquisa.

Biografia do Autor

Francisca Eugênia Gomes Duarte, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua como professora na Universidade Regional do Cariri.

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

ADERALDO, Mozart Soriano. A Floresta Nacional do Araripe – Apodi. Destinatário: Secretário da Agricultura e Obras Públicas. Fortaleza, 21 mar. 1954. 1 carta. Disponível em: https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1958/1958-FlorestaNacionalAraripeApodi.pdf Acesso em: 7 jul. 2017.

AZEVEDO. Janaína. Como realizar entrevista Oral. 2013. Disponível em: http://pt.slideshare.net/profjanaina/oficina-comorealizarentrevistahistoriaoral Acesso em: 25 fev. 2015.

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 3.ed., 3 reimpr. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CAVALCANTE NETO, João de Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. Companhia das Letras. São Paulo, 2016.

MATOS, Júlia Silevira; SENNA, Adriana Kivanski de. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, Rio Grande, v. 2, n. 1, p. 95-108, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395 Acesso em: 23 fev. 2018.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, Marcelo Carvalho de; ARAÚJO, Jussara Loiola de. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski de. História Oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 1, p. 95-108, jan. 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286 Acesso em: 23 fev. 2018.

MORAIS, Maria de Jesus. “A acreanidade”: invenção e reinvenção da identidade acreana. 2008. 300 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, 2008.

OLINDA, Ercília Maria Braga de; SILVA, Adriana Maria Simião da (Org.). Vidas em Romaria. EdUECE. Fortaleza, 2016.

SILVA NETO, Basilio. Perda da vegetação natural na Chapada do Araripe (1975/2007) no estado do Ceará. 2013. 185 f. Tese (doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/104464 Acesso em: 05 dez. 2017.

VASCONCELOS, Juscelândia Machado; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. É tempo de lembrar: resgatando a história da escola e a história de vida dos professores. In: NUNES, Cícera; OLIVEIRA, Francisca Clara de P.; NORONHA, Isabelle de L. A.; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de (Org.). Dialogando com os saberes da docência: pesquisas, teorias e práticas. Recife: Liceu, 2014. v. 1, p. 102-113.

VASCONCELOS, Juscelândia Machado; QUEIRÓZ, Zuleide Fernandes de. Fontes para história educacional da cidade do Crato – CE. [2009?]. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=VASCONCELOS%2C+J.+M%3B+QUEIRÓZ%2C+Z.+F.+FONTES+PARA+HISTÓRIA+EDUCACIONAL+DA+CIDADE+DO+CRATO+–+CE& Acesso em: 01 dez de 2017.

Publicado
2019-07-18
Como Citar
DUARTE, F. E. G.; ELLIOTT, A. G. Diálogos Culturais: a educação formal e informal no Sítio Minguiriba. Folha de Rosto, v. 4, n. Especial, p. 50-49, 18 jul. 2019.
Seção
Artigos