O imaginário sobre a Biblioteca Pública Benedito Leite: alguns aspectos

  • Cleyciane Cássia Moreira Pereira Universidade Federal da Bahia - Doutoranda em Ciência da Informação
  • César Augusto Castro Universidade Federal do Maranhão - Professor Titular
  • Roseli de Oliveira Ramos Fundação Sousândrade - Vice-Presidente do Conselho Curador

Resumo

O segredo acerca da Biblioteca Pública Benedito Leite desvendado à luz da Teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Apresenta-se essa Biblioteca entremeada pela imagem social que apresenta à sociedade ludovicense através de narrativas mitológicas. Para isso, aplicam-se questionários a usuários e funcionários, concomitante com o estudo de algumas características arquitetônicas a partir de fotografias dessa Instituição. Identificando-se o contexto mítico que perpassa a Atenas Brasileira, e como a Biblioteca Benedito Leite está submersa neste, com caracteres que recordam a Atenas, da Grécia Antiga, tais como as colunas desenhadas com capitel coríntio, a sua localização no topo mais alto da cidade, equiparáveis a acrópoles gregas; como símbolo da sabedoria, deusa Atenas (Grécia) e Minerva (Roma) com seus elementos mitológicos, norteada pela história-político-econômica de São Luís. Dessa forma, percebe-se como as narrativas míticas manifestam-se com muita força na representação social, no imaginário social dos usuários e funcionários que a adentram, auxiliando no combate a suas angústias diante do tempo, da vida.  

Biografia do Autor

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão - Professor Titular
Pós-Doutor em Educação (USP e Universidade do Porto). Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão integrando os Programas de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia.
Roseli de Oliveira Ramos, Fundação Sousândrade - Vice-Presidente do Conselho Curador

Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional, Mestre em Educação.
Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Sousândrade/Maranhão.

Referências

BRAGA, M. de F. A. A biblioteca como um lugar de signos. In: __. Práticas informacionais e sociedade da informação na Biblioteca Pública Benedito Leite. 2002. 142 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. cap. 3, p. 70-92.

BARROS, J. de D. V. Regimes de Imagens em Casa-Grande & Senzala: um estudo do imaginário em Gilberto Freyre. 1996. Tese (Doutor em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

CASTRO, C. A. [Apostila elaborada para disciplina metodologia científica]. São Luís, 2003.

DURAND, G. A imaginação simbólica. Tradução Liliane Fitipaldi. São Paulo: Cultrix, 1988. Tradução de: L'imagination symbolique.

_________. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Tradução de: Les structures anthropologiques de l'imaginaire.

ERICEIRA, R. C. dos S. Haja deus: a Flor do Samba no Carnaval da Atenas Brasileira. São Luís: Fundação Municipal de Cultura, 2006.

FERNANDES, H. C. Administrações maranhenses: 1822 - 1929. 2. ed. São Luís: Instituto Geia, 2003.

LEITE, C. F.; SOUZA, J. M. de. A tecnologia da informação em bibliotecas: o uso do Arches Lib na Biblioteca Pública Benedito Leite. 2006. 56f. Monografia (Especialização em Administração Pública) - Universidade Estadual do Maranhão - Escola de Governo do Maranhão, São Luís, 2006.

MARANHÃO. Secretaria da Cultura. Bens tombados no Maranhão: tombamentos estaduais. São Luís: Companhia Souza Cruz, 1988.

MATTIUZZI, A. A. Mitologia ao alcance de todos: os deuses da Grécia e Roma antigas. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

MORAES, J. Guia histórico da Biblioteca Pública Benedito Leite. São Luís: Fundação Cultural do Maranhão, 1973.

PINHEIRO, A. L. F. Caminhos e descaminhos da Biblioteca Pública da Província do Maranhão. 2004. 96 f. Monografia (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2004.

VIVEIROS, J. de. Benedito Leite: um verdadeiro republicano. São Luís: Academia Maranhense de Letras; Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, 1960.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
PEREIRA, C. C. M.; CASTRO, C. A.; RAMOS, R. DE O. O imaginário sobre a Biblioteca Pública Benedito Leite: alguns aspectos. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 67-82, 30 jun. 2016.
Seção
Artigos