As práticas informacionais no combate à homofobia e a construção da resiliência informacional

  • Luis Carlos da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fellipe Sá Brasileiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Palavras-chave: resiliência informacional, práticas informacionais, homofobia, LGBTQIA, Espaço LGBT de João Pessoa

Resumo

Objetiva analisar se/como as práticas informacionais constituídas no Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBTQIA+ e Enfrentamento à LGBTQIAfobia da Paraíba, Pedro Alves de Souza (Espaço LGBT Pedrinho), em João Pessoa, têm contribuído para o desenvolvimento da resiliência informacional das pessoas LGBTQIA+ no contexto da homofobia. Utiliza a entrevista semiestruturada como técnica de coleta dos dados referentes às práticas dos participantes do espaço e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como método para a análise dos dados. Observa-se que o processo de afirmação e expressão dos sujeitos participantes pela orientação sexual foi permeado por desafios informacionais que situavam a homossexualidade como exclusão. A interação com ambiente informacional possibilitou nesses indivíduos o desenvolvimento de práticas informacionais cotidianas, que contribuíram para o reconhecimento da orientação sexual e a promoção da resiliência informacional frente à homofobia, tornando-os conscientes e com mais iniciativas na tomada de decisões diante de contextos LGBTQIA+. Conclui-se que os espaços públicos direcionados à população LGBTQIA+ podem atuar na reformulação do entendimento sociocultural e afetivo das informações acerca da homofobia, construindo sujeitos resilientes diante das ameaças homofóbicas, na medida em que medeiam informações adequadas à realidade dos participantes de modo crítico, acolhedor e colaborativo.

Biografia do Autor

Luis Carlos da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
E-mail: luiscarlossilva.lcs@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7958-4915 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2676461289637324
Filiação: Universidade Federal da Paraíba Resumo do currículo: Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduado em Relações Públicas e Ciências Econômicas pela UFPB.
Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
E-mail: edvaldocalves@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9484-2097 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3942210361822168 Filiação: Universidade Federal da Paraíba Resumo do currículo: Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.
Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Nome: Fellipe Sá Brasileiro E-mail: fellipesa@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1158-8909 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466659926036491
Filiação: Universidade Federal da Paraíba Resumo do currículo: Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB.

Referências

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Dimensões analíticas da resiliência informacional em ecossistemas digitais. In: FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria (Org.). Comunicação Científica em rede. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. (Coleção PPGCI 50 anos). p. 83-96.

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Emoções e redes colaborativas na resiliência informacional. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5309, dez. 2020.

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Resiliência informacional em redes sociais virtuais: práticas colaborativas, emoções e mobilidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2019.

BRASILEIRO, Fellipe Sá. Resiliência Informacional: modelo baseado em práticas informacionais colaborativas em redes sociais virtuais. 2017. 228f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2017.

BUFREM, Leilah Santiago; NASCIMENTO, Bruna Silva do. A questão do gênero na literatura em Ciência da Informação. Em Questão, v. 18, n. 3, p. 199-214, 2012.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes; VARELA, Aida Varela. mediação da informação e o protagonismo social: experimentando a construção de um modelo em uma comunidade brasileira. Investigación Bibliotecológica, v. 31, n. 72, p. 91-110, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GASTALDI, Alexandre Bogas Fraga; MOTT, Luiz; OLIVEIRA, José Marcelo Domingos de; AYRES, Carla Simara Luciana da Silva; SOUZA, Willians Ventura Ferreira; SILVA, Kayque Virgens Cordeiro da. (Orgs.). Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil - 2020: Relatório da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia. 1. ed. –
Florianópolis: Editora Acontece Arte e Política LGBTI+, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti; CORNETTA, Vitória Kedy; ARAÚJO, Sandra Dircinha Teixeira de. O discurso do sujeito coletivo como eu ampliado: aplicando a proposta em pesquisa sobre a pílula do dia seguinte. Journal of Human Growth and Development, v. 20, n. 3, p. 798-808, 2010.

LEFÈVRE, Fernado; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: UEDUCS, 2005. (Desdobramentos).

LLOYD, Annemaree. Stranger in a strange land; enabling information resilience in resettlement landscapes, Journal of Documentation , v. 71, n. 5, p. 1029–1042, 2015.

LLOYD, Annemaree. Building Information Resilience: How do Resettling Refugees Connect with Health Information in Regional Landscapes – Implications for Health Literacy. Australian Academic & Research Libraries , v. 45, n. 1, p. 48–66, 2014.

LLOYD, Annemaree. Trapped between a rock and a hard place: what counts as information literacy in the workplace and how is it conceptualized?. Library Trends, v. 60, n. 2, p. 277–296, 2011.

LLOYD, Annemaree. Framing information literacy as information practice: site ontology and practice theory. Journal of Documentation, v. 66, n. 2, p. 245-258, 2010.

LOURO, Guacira Lopes, Pedagogias da Sexualidade. In: O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Autêntica Editora, 2010.

MCKENZIE, Pamela J. A model of information practices in accounts of everyday-life information seeking. Journal of Documentation, Bingley, v. 59, n. 1, p. 19-40, 2003.

MEIRA, Silvio Romero de Lemos.; COSTA, Ricardo Araújo; JUCÁ, Paulyne Matthews; SILVA, Edeilson Milhomem da. Redes Sociais. In: PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hulgo (Orgs.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Campus, 2012. Disponível em: https://sistemascolaborativos.uniriotec.br. Acesso em: 31 ago. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PRINCÍPIOS DE YOGYAKARTA. Princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. jul. 2007. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/gays/principios_de_yogyakarta.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

PARAÍBA. GOVERNO DO ESTADO. Governo comemora 8 anos do Espaço LGBT de João Pessoa. 2019. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/governo-comemora-8-anos-do-espaco-lgbt-de-joao-pessoa. Acesso em: 31 ago. 2022.

PETRY, Analídia Rodolpho; MEYER, Dagmar Estermann. Transexualidade e heteronormatividade: algumas questões para a pesquisa. Textos & Contextos, Porto Alegre, v.10, n.1, p. 193-198, jan./jul. 2011.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Práticas Informacionais no fazer científico. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2019.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia da Pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. Regime de informação das políticas públicas LGBTI+ no Brasil. 2020. 160 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

SCOTT, Joan. La citoyenne paradoxale: les féministes françaises et les droits de l’homme. Paris: Albin Michel, 1998.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 05-22, 1995.

SILVA, Laelson Felipe da. Práticas informacionais: LGBTQI+ e empoderamento no Espaço LGBT. 2019.189 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

SOARES, Gilberta Santos; SCHULTZ, Roberta Rocha. Retirando do armário as políticas públicas para LGBT na Paraíba. In: NASCIMENTO, Silvana; FRANCH, Mónica. (Orgs.). Entre o sertão e o mar: políticas e poéticas LGBTS na Paraíba. Salvador-BA: Editora Devires, 2018.
Publicado
2024-01-21
Como Citar
SILVA, L. C. DA; ALVES, E. C.; BRASILEIRO, F. S. As práticas informacionais no combate à homofobia e a construção da resiliência informacional. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 198-225, 21 jan. 2024.
Seção
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação