Mediação da informação
percursos de um grupo de pesquisa na Universidade Estadual Paulista
Resumo
A mediação da informação tem se posicionado como tema de estudo em expansão no campo da Ciência, podendo ser abordado explorando suas possíveis contribuições em diversas outras áreas do conhecimento. Este artigo objetiva um estudo do tipo relato de experiência que aborda a formação do grupo de pesquisa de estudo sobre mediação da informação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além de apresentar uma linha do tempo sobre a origem e evolução qualitativa da produção acadêmica do Grupo, especificamente nas Reuniões da Linha de Pesquisa 3: “Gestão, Mediação e Uso da Informação”. Metodologicamente, é um estudo descritivo e exploratório, em que foi adotado tanto o questionário quanto pesquisa documental, por uma parte poder conhecer aos integrantes do grupo, seus interesses e valores, e por outro lado, poder radiografar a produção acadêmica apresentadas nos resumos expandidos das dissertações e teses sobre mediação da informação. Como resultados, ilustra, em figuras e quadros, dados dos integrantes do grupo de pesquisa, como os métodos utilizados, assim como as abordagens de interesse, além da integração das temáticas Informação e Sociedade. Como considerações finais, o grupo de pesquisa facilita a troca de conhecimento e construção de redes de colaboração e assim, se potencializa a formação e capacitação de profissionais com competências multiculturais e pensamento global. Também mostra em cifras como o estudo da Mediação da Informação vai em ascensão dentro da Linha de Pesquisa 3: “Gestão, Mediação e Uso da Informação” no PPGCI-Unesp.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Sociedade e biblioteconomia. São Paulo: Pólis : APB, 1997.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da Informação e da Leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2007. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/secin/viewabstract.php?id=64 . Acesso em: 20 out. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011
CORREIA, Luiz Nilton. Metodologia científica: para trabalhos acadêmicos e artigos científicos. Florianópolis: Do Autor, 2008.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 46-59, 2014. DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n2p46. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 5 out. 2022.
GOMES, Henriette. Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da ciência da informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57047. Acesso em: 5 out. 2022.
MANTOVANI, Thamíris Horacio Alves. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação: uma análise do desenvolvimento científico da área. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27082021-210053/pt-br.php. Acesso em: 2 out. 2022.
MARTINS, Ana Amélia Lage. Mediação e bibliotecas públicas: uma perspectiva dialética. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, p. 164-185, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2298. Acesso em: 2 out. 2022.
MOCELIN, Daniel Gustavo. Habilidades sociais em grupos de pesquisa consolidados. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 230, n. 21, p. 366-385, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/230821. Acesso em: 29 ago. 2022.
MOREIRA, Fábio Mosso; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; SANT’ANA, Ricardo César Gonçalves. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação e suas contribuições no estudo do compartilhamento de dados governamentais na Internet. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 300–329, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.300-329. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75308. Acesso em: 29 set. 2022.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: conceito, problemas e perspectivas. In: LEVY, Teresa; GUIMARÃES, Henrique;
POMBO, Olga. (orgs.). A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. 2.ed. Lisboa: Texto, 1994. p: 8-14.
QUEIROZ, Daniela Gralha de Caneda; MOURA, Ana Maria Mielniczuk de. Ciência da Informação: história, conceitos e características. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 25-42, ago/dez. 2015. Disponível em https://brapci.inf.br/index.php/res/v/11523. Acesso em: 20 set. 2022.
SANTOS NETO, João Arlindo. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da construção e desenvolvimento dos conceitos. 2019. 460 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181525/santosneto_ja_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 3 abr. 2023.
SILVA, Regivaldo José da. A mediação docente na formação do(a) pesquisador(a) atuante na consolidação da Ciência da Informação no Brasil. 2018. 85f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, 2018. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27374/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final%20-%20PPGCI-UFBA.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
SILVA, Stephanie Cerqueira. Manual de identidade visual do grupo de pesquisa Informação: mediação, cultura, leitura e sociedade. Marília: [s.n.], 2022. 16 p.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.