A SUSTENTABILIDADE NA CAFEICULTURA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE CAFEICULTORES COM O MERCADO
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar divergências na avaliação da sustentabilidade pelos players que atuam na cafeicultura. Para atingimento dos objetivos, foi realizado um estudo de caso em uma cooperativa da agricultura familiar, na qual se identificaram as principais partes interessadas, suas ações e o contexto no qual a cooperativa está inserida. A partir desse momento, foi feita a coleta de dados através da aplicação de um questionário on-line (e-survey) junto aos seguintes públicos: alta gestão, formado por conselho de administração, diretoria, superintendência e executivos responsáveis pelo planejamento estratégico; cooperados, representados pelo conselho consultivo; e empresas multinacionais que possuem relações comerciais e institucionais com a cooperativa. O questionário usou como base as cinco principais dimensões da sustentabilidade, estabelecidas por Ignacy Sachs, considerado precursor do Desenvolvimento Sustentável: econômica, social, ecológica/mbiental, espacial/geográfica e cultural. Foi realizada uma análise estatística, e, ao confrontar os resultados de cada grupo, identificou-se pontos de convergência e divergência quanto às avaliações. Houve divergências entre cooperados do conselho consultivo e empresas nas dimensões econômica e geográfica; e alta gestão da cooperativa e empresas nas dimensões social e ecológica.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.