PERCEPÇÕES DOS FAMILIARES SOBRE A DESCOBERTA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA

  • Karoline Alves Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Ruth Emanuelle da Silva Guedes UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Natália Pinheiro Fabricio Formiga UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Caik Ferreira Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Rosely Leyliane dos Santos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Resumo

Este artigo objetiva identificar, na literatura, a percepção dos familiares sobre a descoberta do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em crianças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado nas bases de dados Web of Science, CINAHL, MEDLINE, LILACS e SciELO, em julho de 2020, por meio dos descritores “Perception”, “Family”, “Diagnosis”, “Autism Spectrum Disorder” e “Child”. Foram incluídos estudos originais, publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol que abordassem o problema de pesquisa. A coleta foi realizada por formulário próprio, com análise crítica metodológica pelos níveis de evidência, cujos dados foram analisados por categorias temáticas. A amostra final quantificou oito artigos que evidenciou, entre os familiares, falta de conhecimento e dificuldade de lidar com o diagnóstico, apresentando sentimentos de raiva, frustração, negação, incerteza e estigma. Foi notória a deficiência de apoio/suporte profissional, assim como de recursos sociais e de saúde. A descoberta do diagnóstico causa impactos marcantes na estrutura familiar, agravados pela dificuldade de acesso aos serviços de apoio e tratamento adequados. Ressalta-se a necessidade de fortalecer a educação popular e a educação continuada dos profissionais de saúde, assim como os serviços de apoio.

Biografia do Autor

Karoline Alves Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri, pós-graduanda em urgência emergência. Trabalhando atualmente no serviço de gestão de enfermagem hospitalar no Hospital Santo Antônio e no Hospital do Coração do Cariri, pertencentes à fundação OTILIA CORREIA SARAIVA, em Barbalha - CE.

Ruth Emanuelle da Silva Guedes, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Acadêmica de graduação em Enfermagem do sétimo período da Universidade Regional do Cariri - URCA. Bolsista PIBIC/URCA-FECOP. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (GPESAH), da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto em Ambiente Hospitalar (LACESAH) e da Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva (LAEETI).

Natália Pinheiro Fabricio Formiga, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2014). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS / UECE. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem PMAE - URCA (2017). Especialista em Gerontologia pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2015). Pós-graduanda em Urgência, Emergência e UTI pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas - CEPEM (2018-2021). Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Caik Ferreira Silva, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Enfermeiro, graduado pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, Iguatu, Ceará, Brasil (2018). Especialista em Saúde da Família pela URCA, Campus Pimenta, Crato, Ceará, Brasil (2023). Especialista em Gênero e Sexualidade e em Sexualidade Humana pela Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil (2020). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PMAE) da URCA, Campus Pimenta, Crato, Ceará, Brasil (2021).

Rosely Leyliane dos Santos, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Enfermagem pela URCA. Especialista em Assistência e Gestão em Saúde da Família pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC-URCA). Experiência docente em Nível Superior e em Curso Técnico em Enfermagem. Coordenadora do Projeto de Extensão Adolescer com Saúde(URCA). Coordenadora da Liga Acadêmica em Sistematização da Assistência de Enfermagem (LiSAE-URCA).

Publicado
2024-04-03
Como Citar
Alves Oliveira, K., Silva Guedes, R. E., Fabricio Formiga, N. P., Caik Ferreira Silva, & Rosely Leyliane dos Santos. (2024). PERCEPÇÕES DOS FAMILIARES SOBRE A DESCOBERTA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Ciência E Sustentabilidade, 7(2), 164-181. https://doi.org/10.56837/ces.v7i2.1159