PERCEPÇÕES DOS FAMILIARES SOBRE A DESCOBERTA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
Este artigo objetiva identificar, na literatura, a percepção dos familiares sobre a descoberta do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em crianças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado nas bases de dados Web of Science, CINAHL, MEDLINE, LILACS e SciELO, em julho de 2020, por meio dos descritores “Perception”, “Family”, “Diagnosis”, “Autism Spectrum Disorder” e “Child”. Foram incluídos estudos originais, publicados na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol que abordassem o problema de pesquisa. A coleta foi realizada por formulário próprio, com análise crítica metodológica pelos níveis de evidência, cujos dados foram analisados por categorias temáticas. A amostra final quantificou oito artigos que evidenciou, entre os familiares, falta de conhecimento e dificuldade de lidar com o diagnóstico, apresentando sentimentos de raiva, frustração, negação, incerteza e estigma. Foi notória a deficiência de apoio/suporte profissional, assim como de recursos sociais e de saúde. A descoberta do diagnóstico causa impactos marcantes na estrutura familiar, agravados pela dificuldade de acesso aos serviços de apoio e tratamento adequados. Ressalta-se a necessidade de fortalecer a educação popular e a educação continuada dos profissionais de saúde, assim como os serviços de apoio.
Derechos de autor 2024 Ciência e Sustentabilidade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.