O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM NATAL/RN: BALANÇO E DESAFIOS

  • Lindijane de Souza Bento Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Glenda Dantas Ferreira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Raquel Maria da Costa Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

O presente artigo visa realizar um balanço da experiência do Orçamento Participativo (OP) no município do Natal/RN, bem como apontar alguns desafios, inclusive destacando aqueles de natureza político-relacional e fiscal-orçamentária. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Para tanto, além da revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental nas Leis Orçamentárias Anuais (LOA´s) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO´s) e a pesquisa no portal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) considerando o período de 2006 a 2023. 

Biografia do Autor

Lindijane de Souza Bento Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente (Associada IV) do Instituto de Políticas Públicas da UFRN, atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Doutora em Ciências Sociais (2006), Mestre em Ciências Sociais (2001) e Bacharel em Ciências Sociais (1998), com habilitação em Sociologia e Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, pesquisando principalmente os seguintes temas: Estado, democracia, participação, gestão pública, políticas públicas e cidadania. A partir de janeiro de 2009, atua como docente e pesquisadora do INCT- Observatório das Metrópoles Núcleo Natal e é Líder do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas da UFRN. De agosto de 2013 a dezembro de 2015 e de dezembro de 2019 a julho de 2022 foi Chefe do Departamento de Políticas Públicas da UFRN. De 2015 a 2017 foi Diretora de Ensino da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP). Foi Presidente da ANEPCP para o biênio 2017-2019. Foi Diretora de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) para o biênio 2020-2022. Atualmente, é Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Vice-Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN) da UFRN e Diretora de Pesquisa da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP).

Glenda Dantas Ferreira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2005).Doutora em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Secretária de Planejamento da Prefeitura do Natal (2017-2018) e Secretária Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Prefeitura do Natal/RN (2015) e Secretária de Planejamento e Orçamento Participativo da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN (2009-2011). Atuou como assessora técnica na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças da Prefeitura Municipal do Natal/RN. Tem experiência na área de Estado e Políticas Públicas, Planejamento Governamental, Gestão de Políticas Públicas, Política e Projeto de Habitação de Interesse Social e Gestão Municipal e Metropolitana.

Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotada no departamento Ciências Sociais e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas ( PPGCISH)Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui bacharelado em Ciências Sociais(2007) optando pela Sociologia e Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta vinculada ao projeto Observatório das Metrópoles.Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, com ênfase em Estado e Políticas Públicas, atuando principalmente no seguinte tema: Gestão Pública, Políticas Públicas, Métodos Quantitativos,Participação e Cultura Política

Raquel Maria da Costa Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente (UFRN - Instituto de Políticas Públicas), atuando na Graduação de Gestão de Políticas Públicas (GPP/UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR/UFRN). Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Mestre em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN).Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2013).É pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Natal/UFRN). Participa do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFRN) e coordena o grupo Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental (SEMAPA/UFRN). Estuda gestão/administração pública (capacidades estatais e relação entre atores) e a gestão de políticas públicas em nível municipal e na escala metropolitana. Realiza investigação sobre a temática ambiental com foco na gestão dos Resíduos Sólidos, de seu aspecto normativo (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e da inclusão social de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis por meio de organizações autogestionárias. Pesquisa sobre a formação de gestores públicos no Brasil e sua inserção no mercado de trabalho. Possui pesquisa com enfoque no controle e atuação do Sistema de Justiça nas políticas públicas. Foi Diretora de Comunicação da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Gestões 2019/2021 e 2021/2023).Foi Diretora da Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

ALBUQUERQUE NETA, Terezinha Cabral de. Entre a potência e o ato: atitudes políticas e percepções de mobilização em Natal e Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
ALMEIDA, Lindijane de Souza Bento. A gestão participativa em administrações municipais: as experiências de Natal e Maceió. Tese (Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.
BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda. A crise econômica de 2014/2017. Estudos Avançados. 31 (89), 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/BD4Nt6NXVr9y4v8tqZLJnDt/. Acesso em: 01 de ago 2023.
BEZERRA, Carla de Paiva. Por que o Orçamento Participativo entrou em declínio no Brasil? Mudanças na legislação fiscal e seu impacto sobre a estratégia partidária. In: Anais.. 41o ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, Caxambu-MG, Brasil, 2017.
CLEMENTINO, Maria do Livramento Miranda. Decifrando a participação: montagem de uma experiência de orçamento participativo. II Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, São Paulo, 1995.
FEDOZZI, Luciano. Práticas inovadoras de gestão urbana: o paradigma participativo. Revista Paranaense para o Desenvolvimento. Curitiba, n. 100, p. 93-107, jan./jun. 2001.
FEDOZZI, Luciano. LIMA, Kátia Cacilda Pereira. Os orçamentos participativos no Brasil. In: DIAS, Nelson (org). Esperança Democrática. 25 anos de Orçamentos Participativos no Mundo. In Loco: Lisboa, 2013.

FERREIRA, Glenda D.; LIMA-SILVA, Fernanda; RAMELLI, Felipe. Dimensão financeira da capacidade estatal e gestão municipal. uma análise da política de habitação de João Pessoa no período recente. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI). João Pessoa/PB. v. 6;n º3, 2021. p 102-126.
GOULART, Jefferson O. Orçamento participativo e gestão democrática no poder local. Revista Lua Nova, São Paulo, 69: 49-78, 2006.
INSTITUTO POLIS. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Estatuto da Cidade: guia para a implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília, 2001.
NATAL/RN. Lei nº 5.702 de 28 de Dezembro de 2005. Estima as receitas e fixa a despesa do Município do Natal, para o exercício financeiro de 2005.

NATAL/RN. Lei nº 5.769, de 13 de Janeiro de 2007. Estima as receitas e fixa a despesa do Município do Natal, para o exercício financeiro de 2007.

NATAL/RN. Lei nº 5.942, 23 de Julho de 2009. Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2010 e dá outras providências.

NATAL/RN. Lei nº 6.274 de 26 de julho de 2011. Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2012 e dá outras providências.

NATAL/RN. Lei nº 6.397 de 11 de Julho de 2013. Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2014 e dá outras providências.

NATAL/RN. Lei nº 6.481 de 17 de Julho de 2014. Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração do Orçamento Geral do Município para o exercício de 2015 e dá outras providências.

LÜCHMANN, L. H. H. Possibilidades e limites da democracia deliberativa: a experiência do orçamento participativo de Porto Alegre. Campinas, 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, 2002.Disponível: Acesso em: 07.maio. 2010.
PERES, Ursula Dias. Dificuldades institucionais e econômicas para o Orçamento Participativo em municípios brasileiros. Caderno CRH, Salvador v.33, p.01-20, 2020.
PEREIRA, Juliete Bernardino. Desafios de uma gestão democrática: a institucionalização e efetividade do orçamento participativo em Natal-RN. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014
WAMPLER, Brian. O Orçamento Participativo: uma explicação para as amplas variações nos resultados. In: AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander. (orgs.). A inovação democrática no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003.
Publicado
2024-04-02
Como Citar
de Souza Bento Almeida, L., Dantas Ferreira, G., Cabral de Albuquerque Neta Barros, T., & Maria da Costa Silveira, R. (2024). O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM NATAL/RN: BALANÇO E DESAFIOS. Ciência E Sustentabilidade, 7(2), 7-27. https://doi.org/10.56837/ces.v7i2.1231