REGISTROS RUPESTRES DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA-PIAUÍ: BREVES REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA ANTROPOLÓGICA NA EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
Resumo
A investigação apresentada em tela entrelaça a antropologia da educação e os registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC) no Estado do Piauí, Brasil. O estudo teve como proposta maior, realizar algumas breves reflexões sobre as possíveis conexões que os registros rupestres localizados no PNSC e suas possibilidades de desencadear investigações no campo da antropologia da educação. Os itinerários metodológicos de base qualitativa são múltiplos, indo desde os contextos formativos no campo da antropologia, onde o primeiro autor se considera um “antropólogo da educação-aprendiz”, até o desenvolvimento de pesquisas antropológicas e arqueológicas no PNSC no início de 2018, sobre as cenas rupestres de sexo e práticas sexuais de nossos ancestrais. Diante desses caminhos, a investigação considera que os estudos em antropologia da educação, em perspectiva interdisciplinar com a história e a arqueologia, podem proporcionar novos olhares sobre a educação e sobre as instituições escolares e seus funcionamentos materiais e simbólicos, já que através da prática etnográfica pode-se compreender o cotidiano destes espaços, conhecendo assim a formação de uma cultura própria do lócus estudado, bem como suas relações com a sociedade.
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