EMPREENDEDORISMO FEMININO: um estudo do perfil das empreendedoras do curso de Administração de uma faculdade particular em Juazeiro do Norte/CE.
Resumo
O termo empreendedorismo está sendo disseminado e estudado neste século, com ênfase no fato de não existir empregos para todos, constituindo uma saída para manutenção da atividade econômica da população. Em que o termo empreendedorismo significa mais do que uma denominação ou um conceito, trata-se de um comportamento, de uma atitude, estando associado à inovação, possibilidades de fazer coisas novas ou de maneira diferente, assim como a capacidade de assumir riscos. O referido trabalho apresenta um estudo de abordagem qualiquantitativa, desenvolvido através de pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, feita com 10 empreendedoras do curso de Administração de uma faculdade particular em Juazeiro do Norte/CE. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios encontrados pelas empreendedoras que estudam em uma faculdade particular, no curso de administração, e como objetivos específicos compreender as faces do empreendedorismo feminino, traçar o perfil das empreendedoras, e identificar as razões que as motivaram para se tornar empreendedoras. Os resultados da pesquisa indicaram que o perfil delas é composto por mulheres jovens, que são mais propensas ao risco, solteiras e sem filhos e os motivos que levaram a abrir o empreendimento são diversos desde o desemprego, a independência financeira, a vocação e realização profissional. Diante do exposto, percebe-se que as mulheres estão empreendendo cada vez mais cedo, procurando tanto a satisfação profissional quanto a independência financeira, para depois pensar em constituir uma família, e os desafios enfrentados pelas mesmas são enfrentados em todos os gêneros, pois é uma questão mundial, desde a concorrência exacerbada, às crises mundiais.
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