EMPREENDEDORISMO FEMININO: um estudo do perfil das empreendedoras do curso de Administração de uma faculdade particular em Juazeiro do Norte/CE.

  • Mila Fonteles Barbosa Ferreira Costa Faculdade Paraíso do Ceará
  • Emmanuela Suzy Medeiros Faculdade Paraíso do Ceará
  • Rebeca da Rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri
  • Suelena Ferreira Oliveira Faculdade Paraíso do Ceará

Resumo

O termo empreendedorismo está sendo disseminado e estudado neste século, com ênfase no fato de não existir empregos para todos, constituindo uma saída para manutenção da atividade econômica da população. Em que o termo empreendedorismo significa mais do que uma denominação ou um conceito, trata-se de um comportamento, de uma atitude, estando associado à inovação, possibilidades de fazer coisas novas ou de maneira diferente, assim como a capacidade de assumir riscos. O referido trabalho apresenta um estudo de abordagem qualiquantitativa, desenvolvido através de pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, feita com 10 empreendedoras do curso de Administração de uma faculdade particular em Juazeiro do Norte/CE. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo geral analisar os desafios encontrados pelas empreendedoras que estudam em uma faculdade particular, no curso de administração, e como objetivos específicos compreender as faces do empreendedorismo feminino, traçar o perfil das empreendedoras, e identificar as razões que as motivaram para se tornar empreendedoras. Os resultados da pesquisa indicaram que o perfil delas é composto por mulheres jovens, que são mais propensas ao risco, solteiras e sem filhos e os motivos que levaram a abrir o empreendimento são diversos desde o desemprego, a independência financeira, a vocação e realização profissional. Diante do exposto, percebe-se que as mulheres estão empreendendo cada vez mais cedo, procurando tanto a satisfação profissional quanto a independência financeira, para depois pensar em constituir uma família, e os desafios enfrentados pelas mesmas são enfrentados em todos os gêneros, pois é uma questão mundial, desde a concorrência exacerbada, às crises mundiais. 

Biografia do Autor

Mila Fonteles Barbosa Ferreira Costa, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração, Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável  pela UFCA
Emmanuela Suzy Medeiros, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração, Doutora em Educação.
Suelena Ferreira Oliveira, Faculdade Paraíso do Ceará
Bacharel em Administração, mestre em Administração pela UFRPE

Referências

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2010.

BRITO, F. WEBER, L. Empreendedores Brasileiros : vivendo e aprendendo com grandes nomes. 4. Ed. Rio de janeiro: Negócio, 2003.

CASSOL, N. K.; SILVEIRA, A.; HOELTGEBAUM, M. Empreendedorismo feminino: Análise da produção científica da base de dados do Institute for Scientific Information ,31, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. 1 CD-ROM.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 7º. Ed. Rio de Janeiro: Empreende, 2018.

________. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

________. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

GIMENEZ, F. A. P. et al. Gênero e empreendedorismo: um estudo comparativo no Paraná. In: Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, 1., 2000, Maringá.Anais... Maringá: PPA/UEM-UEL, 2000. CDROM.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

JONATHAN, E. G. Mulheres Empreendedoras: desafiando estereótipos. Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,2006. Disponível em: http // bancodamulher.org.br/publicações/mulheres_empreendedoras.pdf (Acesso em 15/09/2018).

LINDO, M. R. et al. Vida pessoal e vida profissional: os desafios de equilíbrio para Mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro. RAC-e, [S.l.], Jan. /Abr. 2007.

MACHADO, H.V. Identidade Empreendedora de Mulheres No Paraná. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

MACHADO, H.V; JANEIRO, V; MARTINS, A.B.T. Empreendedoras: estilo gerencial e desempenho das empresas. Anais do Enanpad 2003.

PAIVA JR., F. G. de; CORDEIRO, A. T. Empreendedorismo e o espírito empreendedor: uma análise da evolução dos estudos na produção acadêmica brasileira. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – ENANPAD, 2002,Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002. CD Rom.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

SAFFIOTI, H. I.B. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 2013.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2017.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Costa, M. F. B. F., Medeiros, E. S., Grangeiro, R. da R., & Oliveira, S. F. (2019). EMPREENDEDORISMO FEMININO: um estudo do perfil das empreendedoras do curso de Administração de uma faculdade particular em Juazeiro do Norte/CE. Ciência E Sustentabilidade, 4(2), 94-114. https://doi.org/10.33809/2447-4606.42201894-114
Seção
Artigos