FATORES CONDICIONANTES SOBRE A RENDA GERADA NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ACOPIARA/CE
Resumo
Em decorrência ao avanço populacional e crescente expansão econômica, há um favorecimento ao aumento do consumo social que leva a uma maior geração de resíduos sólidos. Estes resíduos afetam não somente o âmbito ambiental, como também o socioeconômico. Então, devido aos efeitos advindos dessa geração descontínua e descontrolada, surgiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305/10 que propõe efetivar seus instrumentos à sociedade na busca por estabelecer hábitos sociais mais conscientes. Neste contexto, o presente trabalho objetivou investigar via PNRS os fatores condicionantes influentes sobre a renda familiar das pessoas que praticam a coleta de resíduos sólidos no município de Acopiara, Ceará. Constando uma abordagem quali-quantitativa, com pesquisas documental e bibliográfica e utilização de questionário frente à população alvo. Mediante os dados obtidos puderam perceber regularidade entre os entrevistados, como alta taxa de analfabetismo, maior inserção masculina atuando na ocupação em comparativo ao total feminino, atividade sendo a única fonte de renda etc., onde essas variáveis respondem sobre a inserção dessa população nessa atividade e seu modo de vida.
Referências
ÂMBITO JURÍDICO. Política nacional de resíduos sólidos e inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Disponível em: < http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16098&revista_caderno=5>. Acesso em: 06 de março de 2018.
BERGAMASCO, C. A. Riqueza dos Reciclados. Disponível em: Pequenas Empresas Grandes Negócios. São Paulo: Editora Globo. Acesso em: 17 de abril de 2018.
CIÊNCIA E CULTURA. Procrastinação da política nacional de resíduos sólidos: catadores, governos e empresas na governança urbana, 2016. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000400011>. Acesso em: 06 de março de 2018
DESACATO. Mais que catadores de lixo, eles são agentes ambientais. Disponível em: http://desacato.info/mais-que-catadores-de-lixo-eles-sao-agentes-ambientais/. Acesso em: 01 de março de 2018.
ECODEBATE. Fim dos lixões sem inclusão social dos catadores pode levar a problema social, 2013. Disponível em: <http://cempre.org.br/cempre-informa/id/29/campinas-contrata-cooperativa-para-coleta-e-triagem>. Acesso em: 04 de março de 2018.
GRIMBERG. Elisabet. A Política Nacional de Resíduos Sólidos: a responsabilidade das empresas e a inclusão social, 2004. Disponível em: <http://limpezapublica.com.br/textos/1177.pdf>. Acesso em: 13 de março de 2018.
IPEA. Os que sobrevivem do lixo, 2013. Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2941:catid&Itemid=23>. Acesso em: 14 de março de 2018.
IPEA. Situação Social das Catadoras e dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável, 2013. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/situacao_social/131219_relatorio_situacaosocial_mat_reciclavel_brasil.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2018.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Agora é lei: Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população. Publicação do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). São Paulo -SP. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf >. Acesso em: 02 de março de 2018.
REVISTA GESTÃO INDUSTRIAL. A reciclagem do lixo urbano como fonte de renda, e a preservação dos recursos naturais e ambientais, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/download/4597/4421. Acesso em: 02 de março de 2018.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.