FATORES CONDICIONANTES SOBRE A RENDA GERADA NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ACOPIARA/CE

  • Áurea Luana Moraes Gonçalves Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Otácio Pereira Gomes

Resumo

Em decorrência ao avanço populacional e crescente expansão econômica, há um favorecimento ao aumento do consumo social que leva a uma maior geração de resíduos sólidos. Estes resíduos afetam não somente o âmbito ambiental, como também o socioeconômico. Então, devido aos efeitos advindos dessa geração descontínua e descontrolada, surgiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305/10 que propõe efetivar seus instrumentos à sociedade na busca por estabelecer hábitos sociais mais conscientes. Neste contexto, o presente trabalho objetivou investigar via PNRS os fatores condicionantes influentes sobre a renda familiar das pessoas que praticam a coleta de resíduos sólidos no município de Acopiara, Ceará. Constando uma abordagem quali-quantitativa, com pesquisas documental e bibliográfica e utilização de questionário frente à população alvo. Mediante os dados obtidos puderam perceber regularidade entre os entrevistados, como alta taxa de analfabetismo, maior inserção masculina atuando na ocupação em comparativo ao total feminino, atividade sendo a única fonte de renda etc., onde essas variáveis respondem sobre a inserção dessa população nessa atividade e seu modo de vida.

Biografia do Autor

Áurea Luana Moraes Gonçalves, Universidade Regional do Cariri - URCA
Graduada em Economia pela URCA Campus Iguatu
Pedro Herlleyson Gonçalves Cardoso, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Professor do departamento de Economia da URCA Campus Iguatu.

Otácio Pereira Gomes
Mestre em Economia Rural pela UFC

Referências

ÂMBITO JURÍDICO. Política nacional de resíduos sólidos e inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Disponível em: < http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16098&revista_caderno=5>. Acesso em: 06 de março de 2018.

BERGAMASCO, C. A. Riqueza dos Reciclados. Disponível em: Pequenas Empresas Grandes Negócios. São Paulo: Editora Globo. Acesso em: 17 de abril de 2018.

CIÊNCIA E CULTURA. Procrastinação da política nacional de resíduos sólidos: catadores, governos e empresas na governança urbana, 2016. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252016000400011>. Acesso em: 06 de março de 2018

DESACATO. Mais que catadores de lixo, eles são agentes ambientais. Disponível em: http://desacato.info/mais-que-catadores-de-lixo-eles-sao-agentes-ambientais/. Acesso em: 01 de março de 2018.

ECODEBATE. Fim dos lixões sem inclusão social dos catadores pode levar a problema social, 2013. Disponível em: <http://cempre.org.br/cempre-informa/id/29/campinas-contrata-cooperativa-para-coleta-e-triagem>. Acesso em: 04 de março de 2018.

GRIMBERG. Elisabet. A Política Nacional de Resíduos Sólidos: a responsabilidade das empresas e a inclusão social, 2004. Disponível em: <http://limpezapublica.com.br/textos/1177.pdf>. Acesso em: 13 de março de 2018.

IPEA. Os que sobrevivem do lixo, 2013. Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2941:catid&Itemid=23>. Acesso em: 14 de março de 2018.

IPEA. Situação Social das Catadoras e dos Catadores de Material Reciclável e Reutilizável, 2013. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/situacao_social/131219_relatorio_situacaosocial_mat_reciclavel_brasil.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2018.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Agora é lei: Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população. Publicação do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). São Paulo -SP. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pdf >. Acesso em: 02 de março de 2018.

REVISTA GESTÃO INDUSTRIAL. A reciclagem do lixo urbano como fonte de renda, e a preservação dos recursos naturais e ambientais, 2017. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/download/4597/4421. Acesso em: 02 de março de 2018.

Publicado
2020-05-12
Como Citar
Gonçalves, Áurea L. M., Cardoso, P. H. G., & Gomes, O. P. (2020). FATORES CONDICIONANTES SOBRE A RENDA GERADA NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ACOPIARA/CE. Ciência E Sustentabilidade, 5(2), 194-220. https://doi.org/10.56837/ces.v5i2.342