O “PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE” DE HANS JONAS: DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE
Resumo
Esta pesquisa objetivou refletir sobre, históricas e atuais interações socioambientais. Para tanto, utilizou-se de revisões teóricas enfatizando, “o princípio responsabilidade”, promovido pelo teórico Hans Jonas, importante filosofo que viveu durante o período da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto Judeu; tais acontecimentos motivaram suas pesquisas e influenciaram decisivamente na construção do “princípio responsabilidade”, o qual estabelece importantes interações com os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. No estudo, apresenta-se um panorama dos problemas ambientais, onde se percebeu dicotomia nas históricas e atuais formas de atuação da humanidade para com a natureza, o que motiva novas compreensões acerca do compromisso ético do homem para com o meio ambiente. Para tanto, a revisão sobre “o princípio responsabilidade” do filósofo Hans Jonas, motivou importantes considerações estabelecidas nessa pesquisa. Sendo assim, ressalta-se a relevância do tema, frente às atuais configurações do mundo contemporâneo. Portanto, a responsabilidade ambiental deve ser refletida nos diferentes setores socioculturais, de forma a ser valorizada e colocada em prática, buscando fomentar técnicas educativas capazes de legitimar novas interações, haja vista o avanço nas pesquisas e a progressão no conhecimento nesse campo, frente às atuais demandas socioambientais.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.