O “PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE” DE HANS JONAS: DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE

  • Tayronne de Almeida Rodrigues Faculdade de Juazeiro do Norte https://orcid.org/0000-0001-9378-1456
  • João Leandro Neto Secretária Municipal de Araripe-CE
  • Francisco Mário de Sousa Silva Universidade Federal do Cariri

Resumo

Esta pesquisa objetivou refletir sobre, históricas e atuais interações socioambientais. Para tanto, utilizou-se de revisões teóricas enfatizando, “o princípio responsabilidade”, promovido pelo teórico Hans Jonas, importante filosofo que viveu durante o período da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto Judeu; tais acontecimentos motivaram suas pesquisas e influenciaram decisivamente na construção do “princípio responsabilidade”, o qual estabelece importantes interações com os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. No estudo, apresenta-se um panorama dos problemas ambientais, onde se percebeu dicotomia nas históricas e atuais formas de atuação da humanidade para com a natureza, o que motiva novas compreensões acerca do compromisso ético do homem para com o meio ambiente. Para tanto, a revisão sobre “o princípio responsabilidade” do filósofo Hans Jonas, motivou importantes considerações estabelecidas nessa pesquisa. Sendo assim, ressalta-se a relevância do tema, frente às atuais configurações do mundo contemporâneo.  Portanto, a responsabilidade ambiental deve ser refletida nos diferentes setores socioculturais, de forma a ser valorizada e colocada em prática, buscando fomentar técnicas educativas capazes de legitimar novas interações, haja vista o avanço nas pesquisas e a progressão no conhecimento nesse campo, frente às atuais demandas socioambientais. 

Biografia do Autor

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí, especialista em Docência do Ensino Superior e Biodiversidade, Faculdade Entre Rios do Piauí, Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, atuou como monitor das disciplinas: Desenho de observação, Técnicas de Representação I, Desenho Auxiliado por Computador I, Estética e História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN. Estuda as análises atuais, que se concentram na educação ambiental como saber filosófico para a construção de uma sociedade pautada no desenvolvimento sustentável. É colunista da Revista África e Africanidades

João Leandro Neto, Secretária Municipal de Araripe-CE

Filósofo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. É Professor efetivo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica na Comunidade Quilombola do Sitio Arruda, Município de Araripe-CE. Estudou arte italiana com ligação na Scuola di Lingua e Cultura - Itália. Publicou trabalhos em eventos científicos, com temas relacionados a pesquisação na construção de uma educação valorizada e coletiva. Convidado a ser debatedor em mesas redondas, com temas como: filosofia no ensino médio, diálogos em torno do pensamento de Santo Agostinho de Hipona, filosofia e educação em Platão, ética e contemporaneidade. Atualmente se dedica a pesquisar sobre métodos e comodidades de relação investigativa entre a educação no ensino médio e o processo do aluno investigador na Filosofia, trazendo discussões como o negro e seu emponderamento educacional, a educação acessível, os processos educacionais, e as relações educação-docente na construção de um futuro capaz de perceber a importância do compartilhamento de função. Amante da poesia nordestina com direcionamento as condições históricas do resgate e do fortalecimento da cultura do Cariri. É colunista da Revista África e Africanidades.

Francisco Mário de Sousa Silva, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, semestre 2017.2, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri, semestre 2015.2. Em 2014 foi bolsista da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri no, Núcleo de Assessoria de Comunicação em Economia Solidária. Em 2015 foi bolsista do PROEXT/ Ministério da Educação no Projeto Gestão Social nas Escolas (bolsista de comunicação), entre 2016 e 2017 atuou como bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Entre 2016 e 2018.1 foi membro do Periódico científico "Ciência e Sustentabilidade" atuando na assessoria de comunicação. Em 2018.1 foi professor colaborador no Instituto Juazeiro de Educação Superior. É colunista da plataforma digital "Referencial Verde". 

Publicado
2020-05-12
Como Citar
Tayronne de Almeida Rodrigues, João Leandro Neto, & Francisco Mário de Sousa Silva. (2020). O “PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE” DE HANS JONAS: DISCUSSÕES ATUAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE. Ciência E Sustentabilidade, 5(2), 166-193. https://doi.org/10.56837/ces.v5i2.425